Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
Abstract
Resumo: Durante a história da Filosofia ocidental, a partir dos socráticos, o corpo intrigou diversos pensadores que lhe investiram marcas conceituais, transformandoo em fonte de questionamentos filosóficos. Paradoxalmente, na atualidade, o corpo parece destituído do ambiente educacional, especialmente das disciplinas que estudam o humano. Este trabalho buscou resgatar as possibilidades de inserção do corpo como problema filosófico a partir de dois autores clássicos da Filosofia: Platão, com a teoria dos duplos e Michel Foucault, com sua visão dos corpos institucionalizados. Após estudos bibliográficos, foram produzidas propostas de sequências didáticas com a temática ‘corpo’ afim de incentivar e instrumentalizar os(as) professores(as) de Filosofia do Ensino Médio a inserirem essa categoria no planejamento curricular. Cada um dos dois pensadores escolhidos para compor essa proposta de ensino representam uma época distinta da Filosofia, ainda assim, ambos mantêm um posicionamento sobre os aspectos do corpo como parte indissociável dos exercícios espirituais e da filosofia como forma de vida. Destaca-se, portanto, a importância de debates que levem os(as) jovens a produzir questionamentos e reflexões sobre o corpo na tradição filosófica, mas sobretudo reconhecendo-se como sujeitos de corporeidade.