Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Leodimeri Zillipt_BR
dc.contributor.otherMondini, Ana Carolina, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-09T19:33:09Z
dc.date.available2021-06-09T19:33:09Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56829
dc.descriptionOrientadora: Ana Carolina Mondinipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho refere-se a apontamentos a respeito da percepção da mulher/professora sob uma perspectiva filosófica. A proposta dessa pesquisa é a de ir além do que se tem constatado quanto ao papel do magistério. Uma vez compreendida a relevância do trabalho docente, levando em consideração que as mulheres são maioria no campo de atuação da educação brasileira, a ideia é a de entender o seu lugar na docência sob o olhar da filosofia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e pode ser aplicada no ensino médio. Para fundamentar teoricamente essa abordagem utilizou-se a ideia de humanidade existente na obra de Voltaire, ressaltando os conceitos de liberdade e igualdade. Os resultados da pesquisa evidenciaram que é possível, a partir dos estudos propostos, na disciplina de filosofia, favorecer a compreensão do lugar da mulher na docência, bem como despertar nos estudantes a criticidade a respeito do tema, em busca de uma sociedade com igualdade entre os gêneros.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work refers to notes about the woman / teacher's perception from a philosophical perspective. The purpose of this research is to go beyond what has been verified regarding the role of the teaching profession. Once the relevance of the teaching work is understood, taking into account that women are the majority in the field of Brazilian education, the idea is to understand their place in teaching under eyes of philosophy. The methodology used was the bibliographical research, the application is possible to use in high school. The idea of humanity existing in Voltaire's work was used, in order to base this approach theoretically, emphasizing the concepts of freedom and equality. The results of the research showed that it is possible from the proposed studies in the discipline of philosophy, to promote the understanding of the place of women in teaching, as well as to awaken in students the criticism about the subject in search of a society with equality between the genres.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (25 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVoltaire, 1694-1778pt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectHumanidadept_BR
dc.titleApontamentos sobre a percepção do lugar da mulher no magistério, sob uma perspectiva filosóficapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples