• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Diálogos com a obra O Livre Arbítrio, de Agostinho de Hipona : ouvindo os alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Porto Seguro

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - LEANE MARIA DOS SANTOS SANTANA DA SILVA.pdf (236.4Kb)
    Date
    2018
    Author
    Silva, Leane Maria dos Santos Santana da
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Filosofia - Estudo e ensino
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Este trabalho faz considerações teórico-metodológicas sobre a pesquisa a respeito do relacionamento em sala de aula, do professor de filosofia com os alunos de 1º ano do Ensino Médio. Por ser um assunto polêmico, não pretende este trabalho inferir, sugerir ou deduzir algo de absoluto, a não ser observar o que o aluno tem a dizer sobre a existência ou não de Deus, sem interferir na opinião de cada aluno com doutrinas religiosas, definições pré -concebidas, preconceitos ou o que quer que interfira no pensamento e no posicionamento do aluno. A escolha do autor e da obra deve-se ao fato de que este tema (a existência ou não de Deus) está sempre em pauta nas discussões, exemplos e exposições dos filósofos, tanto da antiguidade quanto contemporâneos. O próprio Agostinho teve suas perguntas, pensamentos, dúvidas e questões a respeito de si mesmo, da existência humana, da fé, da Bíblia e da existência de Deus, até o momento que, por meio de seus muitos estudos, pesquisas e diálogos, obteve sua própria convicção. O que se pretende é encorajar o aluno do primeiro ano do Ensino Médio a interagir posicionando-se a respeito, com argumentações convincentes, após estar ciente e ter entendido as colocações dos autores em suas obras e escolhendo a que lhe convier, segundo sua própria opinião a respeito do tema. O aluno deve constatar que é capaz de defender seu ponto de vista, argumentando filosoficamente, sob uma perspectiva embasada em autores que são estudiosos do assunto e conferem teorias que reúnem condições de amealhar cada vez mais adeptos, pela sua retórica convincente, recheada de argumentos válidos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56827
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV