O ensino de filosofia e sua contribuição para o desenvolvimento da inteligência emocional
Abstract
Resumo : O tema deste trabalho de monografia visa analisar de que forma o ensino de filosofia pode contribuir para a educação das emoções, ou, no desenvolvimento da inteligência emocional de jovens e adultos. Para que possamos fazer esta reflexão faz-se necessário ter em mente que o objetivo da educação é a formação integral do ser humano, e compreender esse como ser racional e emocional. O texto aborda a reflexão sobre quais as consequências que temos visto na atualidade da precariedade da formação emocional, e como a filosofia, enquanto disciplina curricular pode abordar assuntos propriamente filosóficos que, no entanto, atuem na educação das emoções, bem como, de que maneira podemos construir essa ponte entre os dois temas. Assim, após as considerações sobre a educação das emoções e o pensar filosófico no ensino de filosofia no Ensino Médio, apresento algumas emoções básicas e textos filosóficos que nos permitem fazer uma reflexão sobre as mesmas. Finalizando o trabalho, há uma releitura das Diretrizes Curriculares da
Educação Básica para o ensino de Filosofia, documento redigido pelo Governo do Estado do Paraná, buscando encontrar no documento, fundamentação para o trabalho com a inteligência emocional.