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    O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano

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    R - E - JAIRO BASTOS DE SANTANA.pdf (870.1Kb)
    Date
    2018
    Author
    Santana, Jairo Bastos de
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Filosofia africana
    Racismo na educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo: O uso do texto clássico da filosofia em sala de aula aparece como uma ferramenta interessante se pensado a partir da leitura crítica do texto, atividade própria da filosofia. A leitura é uma atividade filosófica e nada mais natural que, a partir dela, possamos entrar num universo que possibilite maior compreensão desta atividade em sala de aula na modalidade do ensino médio. Juntamente com essa possibilidade há outra condição que é a participação de alunos e alunas naquilo que, para as aulas de filosofia dessa etapa se torna importante, a saber, a capacidade de argumentar, referenciar, situar períodos da filosofia e seus representantes. O uso do texto clássico da filosofia não apenas pode contribuir para isto, como pode também, se bem organizado, melhorar o desempenho destes alunos e alunas em outras áreas do conhecimento. A partir da aproximação dos textos filosóficos, aparece outra possibilidade de filosofia que pode realçar seu papel crítico nesta etapa, o uso dos textos da filosofia africana. Nesse percurso a apresentação de ideias e de um filosofo que represente o pensamento africano chega na figura de Franz Fanon que é um dos mais expressivos filósofos do continente africano. Suas contribuições realçam o papel da atividade filosófica atual e podem contribuir nessa etapa do ensino como atividade de cidadania, outra importante função da escola e da educação. Houve certo cuidado em expor alguns argumentos de Fanon, nessa etapa do ensino, por estes estarem em uma linguagem mais direta e objetiva sobre problemas de cunho racista, ideológicoopressor e de aculturação por parte dos oprimidos, entretanto, isto não limitou as nuances mais expressivas do pensamento de Fanon.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56818
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

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