Reconhecendo Nietzsche em Brás Cubas : o defunto-autor
Abstract
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de curso interdisciplinar a ser realizado com as disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura e Filosofia, no Ensino Médio. Primeiramente são apresentadas conceitos ligados ao estudo, tais como ação pedagógica, educação para a emancipação humana, estudo da filosofia e da literatura no Ensino Médio, literatura e formação do homem e interdisciplinaridade. Uma vez contextualizada, explicita-se a proposta, a qual pretende aproximar o conceito de niilismo, empregado pelo filósofo alemão F. Nietzsche, ao capítulo final da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, do escritor brasileiro Machado de Assis. Para concretizar a aproximação, propõe-se que o niilismo de Nietzsche seja estudado nas aulas de filosofia e a obra de Machado lida e analisada nas aulas de literatura, e somente em um momento posterior seja feita a relação entre os objetos estudados. Uma vez observada a relevância da aproximação do filósofo à obra do escritor brasileiro, os alunos devem ser estimulados a por em perspectiva os valores presentes na sociedade atual, desconstruindo-os para, em seguida, imaginar que outros conjuntos de valores poderiam vir a dar conta das reais necessidades do ser humano. A desconstrução proposta deverá partir de situações reais, as quais devem ilustrar a necessidade de uma revisão de condutas, hoje naturalizadas, a serviço do sistema capitalista.