Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Celso de Moraes, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Arildo Carvalho dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-07T17:06:03Z
dc.date.available2022-01-07T17:06:03Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56800
dc.descriptionOrientador: Profº Drº Celso de Moraes Pinheiropt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 31-32pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar e desenvolver procedimentos pedagógicos e metodológicos mais adequados ao ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. Tem o objetivo de facilitar a assimilação da Filosofia e seus conteúdos disciplinares pelos educando, para torná-los mais acessíveis e compreensíveis. Este trabalho procura apresentar encaminhamentos metodológicos alternativos à conveniente transposição didática, típica e frequente em todas as disciplinas escolares, mas que diante da especificidade da Filosofia torna-se inaplicável ou menos atraente. A grande dificuldade que a maioria dos alunos do ensino médio tem em compreender o pensamento filosófico, bem como a ineficácia de práticas alheias à disciplina, justificam a discussão sobre formas próprias e mais eficazes de se ensinar Filosofia, por isso dá-se atenção especial ao método socrático, sua aplicabilidade e adequação. A pesquisa realizada busca no método de ensino socrático, uma base teórica com desdobramentos práticos que possam servir como ponto de partida para uma ação pedagógica concreta e encaminhamentos metodológicos aplicáveis a realidade diária vivvida em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (33 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDidatica - Filosofiapt_BR
dc.titleOs problemas da transposição didática e a maiêutica socrática como método no ensino de filosofia do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples