Música e mídias integradas na educação infantil
Resumo
Resumo : Este artigo objetiva apresentar uma experiência sobre a utilização da música e das mídias integradas vídeo e áudio, por meio da internet, com reproduções de animação musical e, ainda, com fotografias. A experiência foi realizada com quatro turmas da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Curitiba, durante o ano letivo de 2017. Os vídeos usados foram obtidos pelo Youtube, no qual foi possível escolher alguns grupos musicais para o trabalho com as crianças, bem como usar as imagens de cada grupo no vídeo. O intuito foi promover e instigar nas crianças a interação, a criatividade, a vontade, o interesse, a sensibilidade, a desenvoltura, culminando na socialização do grupo. Este estudo contempla algumas reflexões acerca da importância e contribuições da música e, sobretudo, na integração das mídias tecnológicas no espaço escolar, na fase da Educação Infantil. Foram consultados alguns autores renomados na área, como Moran, Faria, Brito, entre outros. Nesta experiência, foram usadas algumas letras de músicas, reproduções de áudio, imagens fotográficas, instrumentos musicais, aparelho celular, tablet e computador. Como resultado, constatou-se o crescimento e desenvolvimento do grupo participante da experiência, visíveis mudanças comportamentais, bem como a socialização do grupo envolvido.