dc.contributor.advisor | Schlemmer, Cris Betina, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Aparecida Madalena de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T18:57:27Z | |
dc.date.available | 2021-11-25T18:57:27Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56680 | |
dc.description | Orientador : Cris Betina Schlemmer | pt_BR |
dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 16-18 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Atualmente as mídias cada vez mais ganham espaço no meio educacional, com isso
o professor pode contar com recursos pedagógicos interessantes aos alunos que vivem na era da tecnologia digital. Diante disso o desafio é o professor saber usar essas novas tecnologias de forma significativa e potencializadora para ministrar suas aulas. Sendo o desenvolvimento da oralidade e das habilidades sociais, fatores muito importantes a serem trabalhados desde a Educação Infantil, a pesquisa realizada, busca investigar de que maneira podem ser utilizadas as mídias integradas para trabalhar esses fatores. Tem-se como objetivo mostrar através de uma observação participante, onde foi aplicada a sequência didática "Escutando e aprendendo", realizada na turma do pré-escolar, com idade de 3 a 4 anos, do CMEI Ângela Dellattre – Lápis de Cor, localizado em Curitiba, Paraná, que através da junção entre mídia áudio, mídia impressa e músicas infantis o trabalho a cerca da oralidade e habilidades sociais, torna-se mais instigante e significativo, uma vez que os alunos se tornam atores ativos de sua própria aprendizagem. Através da análise dos resultados, conclui-se que a junção das mídias na sequência desenvolvida foi de suma importância, uma vez que mobilizou, instigou, motivou e integrou os alunos. O objetivo da pesquisa foi alcançado e outros benefícios também, como o desenvolvimento da: autonomia, atenção, autoestima, desenvoltura, cognição, expressão e grafia do desenho. Além de melhorar o comportamento das crianças nos momentos de realização de atividades | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | Escutando e aprendendo : a integração das mídias áudio e impressa para o desenvolvimento oral e social na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |