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dc.contributor.authorDrozd, Mirianpt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Vicentept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2018-07-20T19:22:20Z
dc.date.available2018-07-20T19:22:20Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56640
dc.descriptionOrientador: Vicente Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho é resultado do estudo da formação do preço de venda nas empresas. O preço de venda é a expressão monetária do valor de um bem ou de um serviço. Os elementos que compõem a estrutura do preço de venda são os custos de produção, as despesas operacionais e a margem de lucro. Os custos correspondem ao gasto relativo a um bem consumido ou serviço realizado na produção de outros bens ou serviços. As informações de custos são utilizadas para tomadas de decisões. A segregação dos custos em fixos e variáveis permite a utilização de ferramentas gerenciais, como a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio, o grau de alavancagem operacional e a relação custo/volume/lucro. As despesas são os gastos efetuados fora do setor de produção. A margem de lucro é estabelecida com base em inúmeras variáveis. As metodologias de formação de preços de venda estão apoiadas em variáveis internas e externas. As metodologias apoiadas em variáveis internas são baseadas nos objetivos, políticas e diretrizes, estratégias de preços estabelecidos pelas empresas, na maximização dos lucros, e nos custos, com a utilização do índice mark-up. As metodologias apoiadas em variáveis externas são baseadas no comportamento da oferta e da procura, na análise da elasticidade de preços, nas características do mercado, do produto, e no preço-alvo. O custo financeiro influencia os preços de venda, devendo ser incluído no preço de venda. O preço de venda precisa ser competitivo para permitir a sobrevivência e o crescimento da empresapt_BR
dc.format.extent156 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPreços - Determinação - Determinaçãopt_BR
dc.titleUma contribuição ao estudo da formação do preço de vendapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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