Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Luiz Gabriel da, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Nadia Gaiofattopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-09T15:48:54Z
dc.date.available2018-10-09T15:48:54Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56639
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Nadia Gaiofatto Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Programa de Pós-Graduação em... Defesa : Curitiba,pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.142-153pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta dissertação analisamos aspectos relevantes sobre a ditadura civil-militar, sobretudo na cidade de Curitiba, enfatizando locais outrora simbólicos no que tange tanto à repressão quanto à resistência. Para tanto, utilizamos como fontes jornais da época, bem como depoimentos de agentes atuantes no período, gravados por meio do projeto Depoimentos Para a História, realizado pela ONG (Organização Não - Governamental) DH-PAZ (Direito Humanos para a Paz) e disponibilizados na internet. Procuramos mesclar a pesquisa acadêmica com a inserção da História Local e das TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação) no âmbito escolar, sobretudo na Educação Básica, elaborando o site temático Ditadura em Curitiba, o qual pode ser acessado por estudantes, docentes e demais interessados na temática trabalhada. A dissertação está dividida em três capítulos, sendo que no primeiro discutimos os aspectos inerentes à repressão; já no segundo, dissertamos aspectos inerentes à resistência e, por fim, no terceiro capítulo mostramos o processo de desenvolvimento do site Ditadura em Curitiba. Palavras-chave: Ensino de História. Educação Básica. Espaços de memória. Ditadura em Curitiba. História Local. Site temático.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this dissertation, we analyze relevant aspects of the civil-military dictatorship, especially in the city of Curitiba, emphasizing what were once symbolic places regarding both repression and resistance. Therefore, we used newspaper sources of the time, as well as testimonies of agents who had worked in the period, recorded through the project Testimonies for History, conducted by the NGO ( Non-Governmental Organization)DH-PAZ (Human Rights for Peace) and made available on the Internet. We strive to merge academic research with the insertion of Local History and ICTs (Information and Communication Technologies) in the school context, above all in the Basic Education, elaborating the Dictatorship themed site in Curitiba, which can be accessed by students, teachers and others interested in the subject matter. The dissertation is divided into three chapters, in the first, we discuss the aspects inherent in repression; already in the second, we discussed aspects inherent to the resistance, and finally, in the third chapter we show the development process of the site Ditadura em Curitiba. Keywords: History Teaching. Basic Education. Spaces of memory. Dictatorship in Curitiba.. Local History. Themed site.pt_BR
dc.format.extent153 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistoria - Ensinopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducação basicapt_BR
dc.subjectMemória coletiva - Históriapt_BR
dc.subjectDitadura - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.titleRepressão e resistência na ditadura civil-militar : construção de site temático para o ensino de história local (Curitiba - PR)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples