Show simple item record

dc.contributor.authorCarstens, Clayton Machadopt_BR
dc.contributor.otherMartins, Onilza Borgespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.date.accessioned2018-07-12T19:17:38Z
dc.date.available2018-07-12T19:17:38Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56549
dc.descriptionOrientador: Onilza Borges Martinspt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.description.abstractResumo: O propósito deste trabalho é especular sobre a função da comunicação nas organizações como reveladora e solucionadora de problemas. As diferentes formas em que se apresenta a comunicação dentro das organizações bem como na vida social, são estudadas com o objetivo de demonstrar a importância do saber usar esta ferramenta nas relações interpessoais. Num primeiro momento procura-se esclarecer a origem da linguagem, entendendo que esta é uma das formas usadas para o homem se comunicar. Mas não apenas a linguagem, outras formas são contempladas. Assim o presente estudo procura conscientizar os gestores, de que uma organização, deve proporcionar informações continuadas e instrumentos que possam promover a qualidade da comunicação, no processo de Gestão de Negócios. O processo de comunicação é de fundamental importância para o ambiente organizacional. Ele favorece as interações humanas, contribui para a qualidade nas relações de trabalho, interfere na produtividade e conseqüentemente na qualidade de vida. O sistema de comunicação supre todas as unidades, departamentos e pessoas da empresa com informações. Promove relacionamentos e motivações contínuas entre as pessoas. A privação, ausência ou conflito de informações terá como conseqüência o mau funcionamento da empresa, acarretando ineficiência de seus funcionários e fatalmente comprometerá os resultados. A fim de evitar estes problemas o líder deverá fazer uso de recursos motivacionais que elevem a auto-estima de seu grupo de trabalho e ao mesmo tempo traga retorno positivo para a organização. Através de uma avaliação da situação atual da empresa, dos problemas, que se apresentam e de como está o nível de comunicação entre os diversos setores , terá subsídios para eliminar os conflitospt_BR
dc.format.extent70 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação na administraçãopt_BR
dc.titleA importância da comunicação na gestão de negóciospt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record