dc.contributor.advisor | Hansen, Fábio, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
dc.creator | Brunetto, Eduardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T18:23:28Z | |
dc.date.available | 2023-03-06T18:23:28Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56512 | |
dc.description | Orientador: Fábio Hansen. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O mundo globalizado transformou a forma como as pessoas consomem informação (BAUMAN, 2000), o que também impactou o mercado publicitário (BURROWES, 2008). Porém, pouco dessas mudanças são levadas em conta nas aulas dos cursos de publicidade (MARQUES FILHO, 2014). Em busca de alternativas para o ensino neste novo cenário, encontrou-se na junção das ideias de diferentes autores três características que podem ajudar os estudantes a se tornarem comunicadores mais completos e criativos: sensibilidade, criticidade e autonomia. Como uma tentativa de oferecer condições para o desenvolvimento dessas habilidades, por meio do método experimental, técnicas de criação de personagem e diálogo foram lecionadas aos alunos do quarto semestre de publicidade da UFPR. O experimento mostrou como a intertextualidade pode fornecer técnicas e processos que contribuam para a formação do estudante. Processos esses que têm um aporte técnico, teórico e mercadológico, mas que também levam em conta o humano, o emocional e o desenvolvimento do autoconhecimento no estudante e do mundo a sua volta. Mas, para que isso de fato ocorra, o docente também deve buscar uma relação mais humana, próxima, dialógica e horizontal com os discentes | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Comunicação de massa e propaganda | pt_BR |
dc.subject | Comunicação de massa e propaganda - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Publicidade - Criação | pt_BR |
dc.title | Técnicas de criação de personagem e diálogo no ensino de publicidade : mais sensibilidade, criticidade e autonomia | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |