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dc.contributor.authorCarlos, Robertopt_BR
dc.contributor.otherRoxo, Valeria Maria Munhoz Sperandio, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T21:19:01Z
dc.date.available2020-04-03T21:19:01Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56434
dc.descriptionOrientadora : Valeria Sperandiopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractResumo : Mutações são alteraçõesque ocorrem no material genético e podem tervárias origens possíveis, como a exposição a radiações Ultra Violetae Raios X, uso de substâncias químicascomo remédios, exposição ao calor, alimentos com conservantes,estabilizantes, entre outroselementos mutágenos, possibilitando consequências danosas ao organismo portador delas. Como objetivo principal neste trabalho, demonstrar aos educandos que os hábitos modernos que temos podem viabilizar em algumas vezes, situações não muito benéficas ao organismo, pois muitas das substâncias indexadas aos alimentos que utilizamos, são desencadeadoras deprocessos que alteram ou causam distúrbios no DNA, que poderão até não ser efetivados fenotipicamente, devido a mecanismos que possuímos que eleiminam muitas destas alterações, que em outroo efeito é deletério, e o distúrbio efetivado codifica ainda a mesma informação do aminoácido, mas que em alguns casos, podem ser danosos. Ainda, conscientizar os jovens da necessidade de mudanças de hábitos que temos, caracterizando que aquilo que nos apropriamos de forma fácil e rápidana alimentação principalmente, em muitos casos, não éassim tão benéfico como imaginamos.Também, contextualizar sobre que algumas alterações que ocorrem, casos raros, o efeito não se efetiva como problema, e pode ser até vantajoso. O tema abordado faz parte do contexto que deve ser trabalhado com alunos do terceiro ano secundário, e assim sendo, buscou-se demonstrar na desenvolturade cada um, como alimentação e uso de elementos que alteram as informações genéticaspodemestar intensificando isso no cotidiano. Os dados foram construídos através de entrevistas aplicadas em duas turmas que totalizou 53 alunos, os quais foram analisados com auxílio de gráficos, quepermitiram concluir que o jovem é propenso a fazer mudanças, quando é convencido da necessidade delas. Também, que as informações corretas deveriam ser mais presentes nos meios multimídia, como televisão, Internet, revistas, outros, pois estes são extremamente utilizados por grande parte da população, e através deles, as pessoas tomam a maior parte das decisões que têm, direcionadas pelo tipo de informações que recebem. Por isso mesmo, se as informações contidas nestes meios não forem verdadeiras e corretas, ou omitirem fatos, estaráconturbando ainda mais o meio social.pt_BR
dc.format.extent35 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMutação (Biologia)pt_BR
dc.subjectDNApt_BR
dc.titleInterferência da compreensão dos mecanismos que alteram o DNA, no cotidiano de alunos do Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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