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dc.contributor.advisorPitre-Vásquez, Edwin Ricardopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Fabio Barbosa de, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T16:42:26Z
dc.date.available2019-05-18T16:42:26Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56430
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre Vásquezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 22/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.157-164pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação propõe-se a investigar as práticas musicais que permeiam as atividades da Academia de Capoeira Praia de Salvador, a partir de uma perspectiva etnomusicológica. O grupo é fundado por Mestre Silveira, que encontra na Penitenciária Estadual do Paraná um espaço de consolidação para a prática de capoeira. Hoje o grupo conta com filiais dentro e fora do sistema penitenciária no Paraná e Santa Catarina. Para coletar os dados, utilizo as ferramentas metodológicas da etnografia e a experiência adquirida enquanto membro do grupo. Informações sobre os instrumentos, as canções autorais e os rituais nos mostram como a prática musical permeia o ambiente do grupo, assim como pontua peculiariedades do grupo, como seu regime hierárquico, os meios de punição e os pensamentos sobre o conceito de 'liberdade'. Palavras-Chave: Etnomusicologia, Música de Capoeira, ACAPRAS, Capoeira Paranaense, Prática Musical.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation proposes to investigate the musical practices that permeate the activities of the Academia de Capoeira Praia de Salvador, from an ethnomusicological perspective. The group is founded by Mestre Silveira, who finds in the State Penitentiary of Paraná, a field of consolidation for the practice of capoeira. Today the group has teaching points inside and outside the penitentiary system in Paraná and Santa Catarina. To collect the data, I use the methodological tools of ethnography and the experience gained as a member of the group. Information about the instruments, the songs and the rituals show us how the musical practice permeates the group's environment, as well as punctuates peculiarities of the group, such as its hierarchical regime, means of punishment and thoughts about the concept of 'freedom'. Key-words: Ethnomusicology, Capoeira Music, ACAPRAS, Capoeira in Paraná, Musical Practice.pt_BR
dc.format.extent210 p. : il. (algumas color.), retrs., música.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.title"Liberdade era o que o berimbau pedia" : a prática musical na Academia de Capoeira Praia de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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