Por uma educação para a autonomia : contribuições de Kant e Popper
Resumo
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é traçar um paralelo entre Immanuel Kant e Karl Popper no que se refere a educação. Podemos verificar que em Kant, a moral se faz importante para a educação, na medida em que examinamos a questão: como o ser humano é capaz de autodeterminação? Nesse sentido, o indivíduo estabelece uma luta interior entre suas inclinações individuais e a lei universal, que pressupõe a liberdade autônoma capaz de controlar o desejo e atingir a autodeterminação e o governo de si mesmo. No pensamento popperiano a aprendizagem passa a ser vista na admissão da falibilidade do conhecimento humano. Este pressuposto implica na atitude de reconhecimento do indivíduo, de que pode incorrer no erro e que a busca pela verdade está subscrita no método de tentativa e erro. O aprender pode ser entendido como uma ação de resolução de problemas, a partir do processo em que o indivíduo produz suas conjecturas, suspeitas e as refutações acerca do conhecimento válido. Assim, a aprendizagem passa a ser interpretada como um processo de construção e reconstrução, na medida em que, não se tem um conhecimento pronto e fixo, mas que pode ser aperfeiçoado, aprimorado e construído a partir da interação entre os indivíduos. Popper diferencia três tipos de aprendizagem: a) aprendizagem por tentativa e erro; b) aprendizagem através da formação de hábito; c) aprendizagem por imitação. Nestes três tipos de aprendizagem encontramos o princípio de autonomia kantiano, na medida em que os três tipos exigem do homem um certo esforço e domínio de si próprio. Nesse sentido, o processo de aprendizagem está constantemente sujeito a ‘autocorreção crítica’. Abstract: The main objective of this research is to draw a parallel between Immanuel Kant and Karl Popper as far as education is concerned. We can see that in Kant, morality becomes important for education, insofar as we examine the question: how is the human being capable of selfdetermination? In this sense, the individual establishes an inner struggle between his individual inclinations and the universal law, which presupposes autonomous freedom capable of controlling desire and achieving self-determination and self-government. In the Popperian thought the learning happens to be seen in the admission of the fallibility of the human knowledge. This assumption implies the attitude of recognition of the individual, that he may incur the error and that the search for truth is subscribed in the method of trial and error. Learning can be understood as a problem solving action, from the process in which the individual produces his conjectures, suspicions and refutations about valid knowledge. Thus, learning becomes interpreted as a process of construction and reconstruction, in that, one does not have a ready and fixed knowledge, but one that can be perfected, improved and constructed from the interaction between individuals. Popper differentiates three types of learning: a) learning by trial and error; b) learning through habit formation; c) learning by imitation. In these three types of learning we find the principle of Kantian autonomy, insofar as the three types require of the man a certain effort and mastery of himself. In this sense, the learning process is constantly subject to 'critical self-correction'.