• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O professor e os desafios da prática pedagógica na atualidade em trabalhar com inclusão especial no município de Matinhos

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - LORIZE QUINTINO DA SILVA.pdf (637.0Kb)
    Date
    2017
    Author
    Silva, Lorize Quintino da
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Crianças com deficiência - Educação
    Inclusão na educação
    Pessoas com deficiência - Preconceito
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Este artigo tem como objetivo, mostrar as dificuldades e desafios dos professores em serviço, nas séries iniciais, quanto à prática de ensino e o desempenho dos alunos inclusos e comuns em sala de aula, na perspectiva da Educação Inclusiva, na Escola Estadual do Rio Grande do Norte. Além disso, investigar dificuldades encontradas por essa professora para ministrar os mesmos conteúdos para a turma toda, e fazer com que todos aprendam. De modo, que, as diferenças não interfiram no processo de ensino, as legislações vigentes garantem às pessoas com necessidades educativas especiais o direito de frequentar escolas regulares, a fim de terem uma formação integral, como qualquer outro aluno. No entanto, devido a diversos fatores, a teoria ainda se dissocia da prática vivenciada em muitas de nossas escolas. Sendo assim, esse artigo, busca auxiliar o referido estudo feito sobre a referida temática, buscando e apontando melhores alternativas de se trabalhar com a inclusão escolar. Discutir a inclusão escolar, em nossa sociedade é um desafio. Isso porque, a sociedade possui barreiras para separar as escolas regulares dos alunos com necessidades educativas especiais. Pode-se dizer que, a barreira mais difícil, é o preconceito, em seguida, a estrutura física e a outra é falta de preparo por parte do professor. Além do que, muitos não lutam pelos seus direitos, porque nem sabem que eles existem. A escola, no entanto, não está mesmo preparada para receber alunos especiais. Entretanto, se for esperar que ela se prepare literalmente, a inclusão escolar demorará ainda mais para ocorrer. É preciso que a escola dê o primeiro passo para o processo da inclusão. Apesar de todo desafio e de qualquer dificuldade, nada deve impedir que a inclusão aconteça. Uma vez que, está prevista em nossa Constituição, e é um direito inalienável e como direito subjetivo que é, poderá se constituir um crime a escola que não receber alunos que tiver necessidades especiais. A inclusão está além de aceitar as diferenças, trata-se de uma tomada de consciência de todos. O que fundamenta essa linha de ação é de que as escolas devem acolher todas as crianças ou adultos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Tais condições acarretam desafios ao sistema público de ensino, o qual precisa encontrar maneiras de educar com êxito todas as crianças, inclusive às com deficiências graves. Há muito ainda o que se fazer para que este ideal se efetive na prática.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56355
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [248]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV