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dc.contributor.advisorSutil, Noemipt_BR
dc.contributor.authorDeus, Andréia Florêncio Eduardo dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T16:50:17Z
dc.date.available2021-05-06T16:50:17Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56160
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Noemi Sutilpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.91-98pt_BR
dc.description.abstractResumo: O Estágio Curricular Supervisionado em cursos de Licenciatura envolve problematização da prática educacional e articulação entre a teoria e a prática na formação de professores. Este perfil de formação se relaciona com a busca de responsabilidade e autonomia, com posicionamento crítico do sujeito frente às questões sociais, com criatividade e dialogicidade. Este delineamento se aproxima da Teoria do Agir Comunicativo (TAC) de Jürgen Habermas, agregando a possibilidade de entendimento, por meio de argumentação, em espaços dialógicos. Destaca-se, nesta pesquisa, uma concepção de formação de professores fundamentada nos pressupostos da TAC, que se refere a um sujeito disposto ao diálogo e ao entendimento visando o bem comum. Neste trabalho, propõe-se identificar e analisar espaços comunicativos no contexto de Estágio Curricular Supervisionado de licenciandos em Química de uma instituição de Ensino Superior localizada na região sudoeste do estado do Paraná. A pesquisa do tipo exploratória se desenvolve em princípios de pesquisa qualitativa. Na primeira etapa, são apresentadas considerações sobre espaços comunicativos com base nos documentos que regram o Estágio Curricular Supervisionado em licenciaturas em nível nacional e na instituição de Ensino Superior, em teses e dissertações depositadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), de 2000 a 2017. Nessa etapa, foram identificadas e analisadas orientações e atividades previstas nos documentos, relacionadas às possibilidades de constituição de espaços comunicativos, com base em pressupostos de Análise Documental. Em tais documentos, destaca-se a limitada participação de sujeitos e instâncias nesses processos. A segunda etapa envolve observação direta em atividades educacionais relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado em instituição de Ensino Superior, com gravações em áudio e registros escritos em Diário de Campo. Agrega, ainda, entrevistas com professor orientador (Ensino Superior) e licenciandos envolvidos com as atividades de Estágio Curricular Supervisionado. Nessa etapa, a análise dos dados segue os pressupostos da Análise de Conteúdo. Como resultado desta investigação, observou-se a predominância da racionalidade instrumental no ideário dos estudantes em Estágio Curricular Supervisionado no conjunto das interações decorrentes do processo formativo. Entretanto, aponta-se para possíveis rupturas de tais concepções. Destaca-se a carência argumentativa dos estudantes diante de fatos ocorridos nos espaços formativos e a ausência de participação efetiva do supervisor da escola no processo de formação dos licenciandos. Defendese que os espaços comunicativos podem viabilizar discussões e proporcionar situações para que, dentro de uma dinâmica de racionalidade comunicativa, vislumbre-se o entendimento. Essa condição pode propiciar a formação de professores críticos e aptos a enfrentar os antigos e novos problemas que atingem a educação. Palavras-chave: Formação inicial de professores de Química. Estágio Curricular Supervisionado. Espaços Comunicativos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Supervised Curricular traineeship in undergraduate courses involves problematization of the educational practice and the articulation between theory and practice in teacher training. This training profile is related to the search for responsibility and autonomy, with a critical positioning of the subject facing social issues, with creativity and dialogue. This design approaches Jürgen Habermas' Theory of Communicative Action (TCA), adding the understanding possibility, through argumentation, in dialogic spaces. In this research, a conception of teacher education based on the TCA assumptions is highlighted, that refers to a person willing to dialogue and to the understanding aiming for the common good. In this work, it is proposed to identify and analyze the communicative spaces in the Supervised Curricular traineeship context of Chemistry undergraduate students of an institution of Higher Education located in the southwest region of the state of Paraná. The exploratory research is developed in principles of qualitative research. In the first stage, considerations on communicative spaces are presented based on the documents that govern the Supervised Traineeship at the national level and at the institution of Higher Education, in theses and dissertations deposited in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), from 2000 to 2017. At this stage, guidelines and activities foreseen in the documents related to the possibilities of communicative spaces constitution were identified and analyzed, based on Documentary Analysis assumptions. In these documents, the limited participation of people and instances in these processes is emphasized. The second stage involves direct observation in educational activities related to the Supervised Curricular traineeship in a Higher Education institution, with audio recordings and written records in Field Diary; interviews with a tutor (Higher Education) and undergraduates involved with the activities of Supervised Curricular traineeship. In this step, the analysis of the data follows the Content Analysis assumptions. As a result of this investigation, it was observed the predominance of instrumental rationality in the students' ideology in Supervised Curricular traineeship in the set of interactions arising from the formative process. However, it points to possible ruptures of such conceptions. It turns to the student's argumentative lack, in the face of facts occurred in the formative spaces and to the absence of the school supervisor effective participation in the teacher's formative process. It is defended that communicative spaces can make discussions feasible and provide situations so that, within a communicative rationality dynamic, the understanding can be glimpsed. This condition can lead to the formation of critical teachers capable of facing the old and new problems that affect the education. Keywords: Chemistry teachers Initial training. Supervised Curricular traineeship. Communicative Spaces.pt_BR
dc.format.extent104 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstagios supervisionadospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleFormação inicial de professores : espaços comunicativos no estágio curricular supervisionado de químicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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