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dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.creatorSantos, Vanderley de Jesus Tomasoni Siqueira dospt_BR
dc.date.accessioned2023-07-24T16:08:00Z
dc.date.available2023-07-24T16:08:00Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56134
dc.descriptionOrientador: Pedro Steinerpt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho teve por objetivo compreender a lógica do empreendimento shopping center e identificar vantagens e desvantagens da escolha desse ambiente para a instalação de microempresas visto que a tendência moderna é concentrar cada vez mais os espaços para o comércio varejista. A pesquisa buscou conhecer estratégias de marketing que possam auxiliar ao microempresário a enfrentar a concorrência e otimizar seu desempenho adaptando-se às características próprias desse setor, e para isso baseou-se no referencial teórico reunido para fundamentar a coleta de dados e sua interpretação. Apurou-se que a microempresa tem dificuldade para aplicar individualmente estratégias de marketing, uma vez que está submetida a um contrato com o empreendedor do shopping center, cujas regras limitam iniciativas competitivas dos lojistas, visando a maximização do lucro do empreendimento. A escolha do shopping para a instalação de lojas refere-se principalmente às vantagens como comodidade, segurança, arquitetura e por ser esses. pontos de vendas cada vez mais procurados pelos consumidores. As pessoas procuram esse ambiente devido a concentração de grande número de empresas oferecendo produtos similares e com níveis de qualidade semelhantes, preços pouco diferenciados. Os empresários precisam encontrar formas para superarem a ingerência da administração central do shopping e formar um composto de marketing que propicie condições de aumentar a sua visibilidade para os consumidores, por meio de um SIM, melhorando dessa forma o relacionamento com o cliente identificando suas necessidades e interesses, mesmo diante das limitações impostas pelo contrato, otimizando as vantagens e superando as desvantagens como forma de garantir sua participação, umentar sua competitividade e seus lucros. Para tanto, o microempresárío precisa utilizar eficazmente seus conhecimentos de marketing, administração e gerenciamento de sua empresa, por meio de planejamento, acompanhamento e avaliação de desempenho, como forma para alcançar os objetivos e metas propostos. Concluiu-se que a maior parte das microempresas são precocemente extintas por não conseguirem utilizar eficientemente seus recursos e por desconhecerem o uso de estratégias de marketing. O uso de um sistema de informação de marketing (SIM) torna-se um instrumento importante para esse tipo de empresa, visto que propicia condições para se promover um controle rigoroso de todos os seus procedimentospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketing - Aspectos econômicospt_BR
dc.titleInterpretação das possibilidades de marketing nas microempresas situadas em Shopping Centerspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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