Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBirznek, Fernando Carvalhopt_BR
dc.contributor.otherHiga, Ivanilda, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-20T11:58:24Z
dc.date.available2018-11-20T11:58:24Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56010
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Ivanilda Higapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 141-148pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem por objetivo analisar e refletir sobre como as interações discursivas estão presentes e de que modo elas ocorrem no ensino superior de Física em aulas de física teórica, investigando se essas interações influenciam no processo de aprendizagem, levando os alunos a desenvolver sua consciência epistemológica e generalizante sobre o conhecimento. Para atingir esse objetivo, investigamos como essas interações estão presentes na construção do conhecimento físico ao longo da disciplina Física Básica Teórica I, em uma turma de Licenciatura em Física. A metodologia adotada foi de observações de aulas durante um semestre letivo. Assumimos o significado de interação discursiva segundo Mortimer e Scott (2002), defendendo a importância da interação social para o desenvolvimento humano, a partir das ideias de Vygotsky e Freire, com ênfase em conceitos como funções psicológicas superiores e inferiores, internalização, som vazio, generalização, conscientização, consciência ingênua e consciência epistemológica. A partir dessas discussões construímos uma ferramenta analítica que permitiu caracterizar as interações que ocorreram durante as aulas, e por meio dessa caracterização analisamos se os alunos passam a desenvolver a consciência epistemológica (Freire, 2015; 2014a) e a generalização (Vygotsky, 2008; 2007; 2009). A partir da ferramenta foi possível caracterizar a fala dos alunos em três tipos de interações: a interação do tipo "resposta", do tipo "pergunta" e do tipo "discurso". Para analisar o desenvolvimento da consciência ingênua à epistemológica foram realizadas análises de nove aulas a partir de gravações em áudios. Os resultados obtidos foram os seguintes: a frequência das interações aumentou quando as aulas foram voltadas para resolução de exercícios; as interações do tipo resposta aconteceram em maior quantidade, e as do tipo pergunta e discurso aumentaram nas últimas aulas analisadas; a natureza dos questionamentos dos alunos estavam em sua grande maioria voltadas para soluções de exercícios, mas perguntas relacionadas a consciência epistemológica tiveram um aumento nas últimas aulas analisadas; a natureza das interações do tipo resposta estavam em sua maioria delimitadas pelo professor, mas nas últimas aulas os alunos começavam a elaborar mais suas respostas; a natureza das interações do tipo discurso também teve a mesma tendência, ou seja, próximo ao final da disciplina essas interações começaram a apresentar mais características da consciência epistemológica e de generalização. Em síntese, percebeu-se que as interações evoluíram ao longo das nove aulas e aos poucos as interações começavam a ter características da consciência epistemológica e generalizante. De modo geral as interações discursivas propiciaram aos alunos um processo de construção de significados para os conteúdos estudados, possibilitando ainda a percepção das dificuldades enfrentadas pelos alunos por parte do professor, que conseguiu atuar como mediador da construção do conhecimento desses discentes. Palavras-chave: Interações discursivas. Paulo Freire. Vygotsky. Física.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to analyze and reflect on how discursive interactions are present and how they occur in higher education in Physics in theoretical physics classes, investigating if these interactions influence the learning process, leading students to develop their epistemological awareness and generalizing about knowledge. To reach this objective, we investigate how these interactions are present in the construction of the physical knowledge along the Basic Theoretical Physics I, in a class of Physics Degree. The methodology adopted was the observation of classes during a semester. We assume the meaning of discursive interaction according to Mortimer and Scott (2002), defending the importance of social interaction for human development, based on the ideas of Vygotsky and Freire, with emphasis on concepts such as higher and lower psychological functions, internalization, empty sound, generalization, awareness, naive conscience and epistemological awareness. From these discussions, we constructed an analytical tool that allowed us to characterize the interactions that occurred during the classes, and through this characterization we analyze if the students begin to develop epistemological awareness (Freire, 2015, 2014a) and generalization (Vygotsky, 2008; 2007; 2009). From the tool it was possible to characterize the students' speech in three types of interactions: the "answer" type interaction, the "question" type and the "speech" type. To analyze the development of the naive conscience to the epistemological conscience, nine classes were analyzed from audio recordings. The results obtained were as follows: the frequency of interactions increased when classes were focused on resolving exercises; the interactions of the answer type happened in greater quantity, and those of the question and speech type increased in the last classes analyzed; the nature of the students' questions were mostly focused on solutions of exercises, but questions related to epistemological awareness had an increase in the last classes analyzed; the nature of the interactions of the speech type also had the same tendency, that is, near the end of the discipline these interactions began to present more characteristics of the epistemological consciousness and of generalization. In summary, it was noticed that the interactions evolved throughout the nine classes and gradually the interactions began to have characteristics of the epistemological and generalizing consciousness. In general, the discursive interactions provided the students with a process of constructing meanings for the contents studied, allowing also the perception of the difficulties faced by the students by the teacher, who was able to act as mediator of the construction of the knowledge of these students. Key-words: Discursive interactions. Paulo Freire. Vygotsky. Physics.pt_BR
dc.format.extent151 p. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFísica - Ensino superiorpt_BR
dc.titleAs interações discursivas em aulas de física no ensino superior : da consciência ingênua à consciência epistemológicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples