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dc.contributor.advisorAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorTaioka, Tainari , 1991-pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-17T17:32:59Z
dc.date.available2023-08-17T17:32:59Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55972
dc.descriptionOrientador : José Felipe Araújo de Almeidapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O comportamento do agente econômico está consolidado na economia sobre a dicotomia indivíduo/sociedade. O consumidor é um ser social no sentido de que os fatores psicológicos e culturais que concebem o indivíduo formam suas percepções cognitivas restringindo uma racionalidade plena. No entanto, não há uma preocupação com estes elementos na abordagem econômica tida como mainstream. Nesse sentido a economia institucional original apresenta uma alternativa. O comportamento humano para o velho institucionalismo é guiado por hábitos institucionalizados que interferem nas atividades econômicas e nas decisões de consumo. Aspectos como cultura, arte e interação social fazem parte de tal abordagem econômica. Esses elementos discutidos em Throstein Veblen foram fortemente influenciados por autores da filosofia pragmática norte americana – e serão abordados neste estudo. A segunda vertente teórica que será analisada e que complementa a economia institucional é a economia comportamental de Daniel Kahneman e Amos Tversky. Nessa concepção o sujeito econômico realça os limites cognitivos e os vieses perceptivos que levam os indivíduos a fazem escolhas sob racionalidade limitada. Com o intuito de aprofundar o conceito de heurísticas de julgamento os elementos da economia comportamental serão aproximados aos aspectos da psicologia contemporânea. Sendo assim, o presente trabalho busca compreender a tomada de decisão do agente econômico a partir da economia institucional de Veblen e economia comportamental de Kahneman e Tversky com o objetivo de analisar em que medida estas teorias convergem.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectEconomia institucionalpt_BR
dc.subjectConsumidores - Processo decisóriopt_BR
dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleA economia comportamental de Daniel Kahneman e a economia institucional de Thorstein Veblen : uma análise dos pontos convergentespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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