Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Wellington, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorLouro , Rosana de Melo, 1977-pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T19:32:38Z
dc.date.available2023-10-04T19:32:38Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55966
dc.descriptionOrientador : Wellington da Silva Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O principal objetivo deste estudo acerca do processo de internacionalização de empresas, especialmente na experiência do Brasil, é compreender como essa inserção brasileira se dá no continente africano. Além disso, buscou-se fazer uma comparação com a inserção da China, atualmente a principal parceira comercial da África. Para o desenvolvimento do estudo, primeiramente buscou-se discorrer sobre as mais importantes teorias de internacionalização das empresas. Posteriormente o estudo analisou o processo de globalização e internacionalização de empresas propriamente dito e enfatizou a economia brasileira. Finalmente, a pesquisa buscou, também, analisar a internacionalização das empresas brasileiras e suas relações com o continente africano ponderando desde uma ótica histórica até seu perfil de trocas comerciais. Investigou suas principais tendências, convergências e divergências com as teorias predominantes e constatou-se que uma única teoria não é capaz de explicar o fenômeno da internacionalização das empresas brasileiras. Identificou também que o processo de globalização e internacionalização de empresas pode ser percebido como uma tendência mundial, em que, ao aproveitar da conjuntura atual, segue por caminhos que talvez não se enquadrem na mais otimista ou pessimista das previsões. Ademais, a internacionalização das empresas brasileiras e suas relações com o continente africano desenvolveu-se naturalmente dentro da análise da reconfiguração da competitividade brasileira no comércio internacional, já que este continente é considerado como um atrativo mercado emergente e que possui grande proximidade cultural com o Brasil.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectEmpresas - Globalizaçãopt_BR
dc.subjectInvestimentos - Brasilpt_BR
dc.subjectInvestimentos - Africapt_BR
dc.titleInvestimento brasileiro direto no estrangeiro e seus desdobramentos no continente africanopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples