A Lei 10.639/03 e a educação das relações étnico raciais : reflexões sobre relatos de práticas pedagógicas
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo investigar como a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais presente na Lei 10639/03 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana está presente em práticas pedagógicas retratadas por docentes na Coletânea de Relatos Curso Arte Afro-Brasileira no Ensino Fundamental, produzida pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Após doze anos de implementação da referida lei, buscar-se-á compreender se na prática relatada estão contempladas as questões que envolvem a Educação das Relações Étnico-Raciais, presentes tanto na lei quanto das Diretrizes indicadas. Objetiva-se resgatar a partir da coletânea o pensamento dos professores (as) sobre a Arte Afro-Brasileira e as questões raciais, percebendo ainda como eles (as) se revelam a respeito da temática. Com base na realidade de descaso com relação ao Educação das Relações Étnico-Raciais, já debatido por Silva (2005), Rocha (2006) e Santana (2010), entre outros autores, é de grande relevância discutir como ocorrem práticas pedagógicas na atualidade.