Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBrunoro, Vivianept_BR
dc.contributor.otherBornatto, Suzete de Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T19:59:44Z
dc.date.available2020-01-24T19:59:44Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55860
dc.descriptionOrientadora : Suzete P. Bornattopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa tem como objetivo geral fazer uma análise da organização curricular de língua portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná. Foram objetivos específicos da pesquisa identificar e analisar as principais dificuldades apontadas por professores na organização curricular de língua portuguesa na transição do 5º ano de três escolas da rede municipal de Colombo para o 6º ano de um colégio da rede estadual do Paraná. Procurei apontar as semelhanças e diferenças entre os currículos de língua portuguesa prescritos para o 5º e para o 6º ano; verificar de que forma os professores organizam ou participam da organização do currículo de língua portuguesa de 5º e 6º ano nos âmbitos municipal e estadual; investigar se os professores têm algum tipo de formação continuada específica em língua portuguesa, tanto no Município quanto no Estado; verificar como são realizados os planos de trabalho docentes de língua portuguesa de 5º e 6º ano; verificar junto aos docentes como e com que frequência utilizam livro didático nas três escolas municipais e na estadual; analisar alguns cadernos dos alunos para comparar com a proposta curricular; estabelecer um material de referência para docentes de ambas as séries, a fim de favorecer um planejamento compartilhado que propicie maior tranquilidade a alunos e professores, e melhores resultados de aprendizagem. Após toda a análise realizada, o resultado da pesquisa apresentou que nos currículos em si não existem grandes diferenças, mas sim a maneira que cada mantenedora organiza os conteúdos, a existência de um desconhecimento por parte dos professores quanto ao currículo que seus alunos terão ou tiveram no processo de aprendizagem da língua no período de transição, que a prática docente e a concepção existente, ainda são algo distinto, isto observado através dos cadernos. As dificuldades na transição estão além do currículo, outros fatores interferem, sendo este período um desafio na educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present research has as general objective to make an analysis of the organization of the Portuguese language curriculums in the transition from the 5th to the 6th year of elementary education in the city of Colombo for the state education of Parana. Specific objectives of the research were to identify and analyze the main difficulties pointed out by teachers in the official Portuguese language organization in the transition from the 5th year of three schools in the city of Colombo to the 6th year of a college in the state network of Paraná. I will try to point out the similarities and differences between the Portugueselanguage curriculum prescribed for the 5th and 6th grades; to verify how the teachers organize or participate in the organization of the Portuguese language curriculum of 5th and 6th grade in the areas of the city or state; to investigate whether teachers have some type of specific continuing education in Portuguese, both in the city and in the State; to verify how the work plans of Portuguese teachers of fifth and sixth year are realized; check with teachers how and how often they use textbooks in the three city and state schools; analyze some students' notebooks to compare with the official proposal; establish reference research for teachers of both grades in order to provide shared planning that provides greater peace of mind for students and teachers and better learning outcomes. After all the analysis carried out, the research results showed that in the curriculum itself there are not big differences, but rather the way that each maintainer organizes the contents, the existence of a lack of knowledge on the part of the teachers as to the curriculum that their students will have or had in the process of learning the language in the transition period, that the teaching practice and the existing conception, are still something different, this observed through the notebooks. Difficulties in transition are beyond curriculum, other factors affect, this period being a challenge in education.pt_BR
dc.format.extent55 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLingua portuguesapt_BR
dc.titleUma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples