dc.contributor.author | Pessinati, Marcele Regina | pt_BR |
dc.contributor.other | Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-20T18:52:23Z | |
dc.date.available | 2020-01-20T18:52:23Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/55857 | |
dc.description | Orientadora : Maria Tereza Carneiro Soares | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa tem como objetivo conhecer as causas externas do abandono escolar nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. Tema cuja relevância tem demandado políticas públicas específicas e sido referido nos documentos educacionais nas esferas federal, estadual e municipal. Este estudo de caso foi realizado em uma escola estadual do município de Almirante Tamandaré, situado na área metropolitana norte de Curitiba, capital do estado do Paraná, devido a escola analisada possuir altos índices de não frequência escolar, contribuindo para as elevadas taxas de abandono escolar no município. Trata-se de pesquisa qualitativa que contou com a participação de vinte (20) estudantes e seus responsáveis, cujas manifestações foram coletadas por meio de dois instrumentos específicos na forma de questionários. Da resposta dos estudantes, identificou-se como principal razão que os levava a abandonar a escola, sintomas de fragilidade de sua saúde, causa seguida pela necessidade do estudante, ainda menor, cuidar de um parente. As respostas de seus pais/responsáveis ao questionário elaborado para conhecer o perfil familiar de cada estudante, iluminada pela literatura consultada, permitiu verificar que o número de filhos, a escolaridade dos pais e a renda familiar podem influenciar no abandono escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 69 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Lar e escola | pt_BR |
dc.title | Abandono escolar : por que os alunos saem da escola? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |