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dc.contributor.advisorCunha, Josafá Moreira dapt_BR
dc.contributor.authorRoza, Sarah Alinept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-20T12:55:38Z
dc.date.available2018-11-20T12:55:38Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55659
dc.descriptionOrientador: Professor Dr. Josafá Moreira da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.73-95pt_BR
dc.description.abstractResumo: A vitimização entre pares corresponde a um comportamento agressivo e negativo vivenciado por um indivíduo ou grupo de pessoas em seus relacionamentos. O bullying, por sua vez, trata-se de uma forma de vitimização repetitiva ao longo do tempo. Nesse contexto, a discriminação faz referência aos motivos pelos quais a vitimização e o bullying ocorrem. Esses conceitos estão interligados e formam a dimensão da vitimização. Este estudo teve por objetivo caracterizar associações entre dimensões que configuram a vitimização e variáveis sociodemográficas, bem como de experiências acadêmicas para estudantes universitários. Nesse contexto, foi verificado também o papel desempenhado pelo suporte social em relação às experiências acadêmicas dos estudantes. Foi hipotetizado que as dimensões da vitimização, estariam significativamente relacionadas a fatores sociodemográficos e a aspectos relativos às experiências acadêmicas. Além disso, foi verificado se o suporte social atuaria de forma positiva e significativa no ajustamento e no engajamento dos estudantes. Os participantes desta pesquisa foram 376 estudantes (idade média = 22,12; D.P. = 4.11) matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná durante a realização desse estudo, em 2017. Em relação ao sexo de nascimento dos participantes (Média = 0,65; D.P. = 0,47), 244 (64,89%) se identificaram com o gênero feminino e 132 (35,11%) com o masculino. No que diz respeito à autoidentificação étnico-racial (Média = 2,66; D.P. = 0,68), 261 (69,41%) se identificaram como brancos (as), 77 (20,48%) como pardos (as), 31 (8,24%) como pretos (as), 5 (1,33%) como amarelos (as), 1 (0,27%) como indígena e 1 (0,27%) se autodenominou mestiço. Os participantes completaram as seguintes medidas: Escala de Discriminação Explícita, Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido, PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar adaptado para o cenário universitário) e Cyberbullying Questionnaire (CBQ). Os resultados apontaram que experiências de vitimização estão positivamente associadas ao isolamento de estudantes na universidade. Os resultados obtidos neste estudo suportam a hipótese de que o suporte social recebido durante a vida acadêmica pode influenciar de forma positiva dimensões da experiência universitária, tais como o ajustamento acadêmico, o engajamento e o desempenho acadêmicos e, inclusive, a conclusão do curso de graduação. Palavras-chave: Suporte social; Discriminação; Vitimização; Bullying; Adultos emergentes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Peer victimization is an aggressive and negative behavior experienced by an individual in their relationships. Bullying is a form of repetitive victimization over time. Discrimination is related to the reasons why victimization occurs. These concepts are connected and form the dimension of victimization. This study aimed to characterize associations between dimensions of victimization and sociodemographic variables, as well as academic experiences of university students. In this sense, the role played by social support in relation to students' academic experiences was also verified. It was hypothesized that the dimensions of victimization would be significantly related to sociodemographic factors and aspects related to academic experiences. In addition, it was verified whether social support would act positively and significantly in adjusting and engaging students. The participants were 376 students (mean age = 22.12, SD = 4.11) enrolled in undergraduate courses at the Federal University of Paraná during the study in 2017. Regarding the gender of the participants (Mean = 0, 65, SD = 0.47), 244 (64.89%) were identified with the female gender and 132 (35.11%) with the male gender. In relation to ethnic-racial self-identification (mean = 2.66, SD = 0.68), 261 (69.41%) identified themselves as whites, 77 (20.48%) as mixed races, 31 (8.24%) as blacks, 5 (1.33%) as yellows, 1 (0.27%) as indigenous and 1 (0.27%) called themselves "mestiço". Participants completed the following measures: Explicit Discrimination Scale, Multidimensional Perceived Social Support Scale, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), and Cyberbullying Questionnaire (CBQ). The results pointed out that victimization experiences are positively associated with the isolation of students in the university. The results obtained in this study support the hypothesis that the social support received during the academic life can positively influence dimensions of the university experience, such as academic adjustment, academic engagement and performance, and even graduation Key-words: Social support; Discrimination; Victimization; Bullying; Emerging Adults.pt_BR
dc.format.extent100 p. : il. (algumas color.), tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitarios - Condutapt_BR
dc.titleO suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergentept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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