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dc.contributor.advisorSoares, Carlos Roberto, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorCampos, Mayara da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de graduação em Oceanografia.pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-27T20:12:39Z
dc.date.available2018-08-27T20:12:39Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55641
dc.descriptionOrientador: Professor Dr. Carlos Roberto Soarespt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de graduação em Oceanografia.pt_BR
dc.description.abstractA dragagem consiste na desobstrução, remoção ou escavação do material de fundo, podendo ser de rios, mares, baías, lagoas e canais de acesso a portos. Por ser considerada uma obra potencialmente poluidora, estudos como de Avaliação de Impactos Ambientais e monitoramentos ambientais são exigidos para que ocorra o licenciamento da obra. A disposição do material dragado em corpos hídricos é a técnica mais usada atualmente, entretanto, se o material dragado estiver contaminado, pode ocorrer à dispersão destes contaminantes através da ressuspensão de diferentes compostos orgânicos e inorgânicos, trazendo prejuízos para o ecossistema local. Sendo assim, o presente estudo analisou através de referências bibliográficas, a ocorrência dos contaminantes HPAs e elementos traços presente nos sedimentos depositados nas regiões portuárias do município de Paranaguá e Rio Grande, pois estes são considerados os maiores portos da região sul do Brasil. Visando a capacidade de remediação dos sedimentos que ultrapassaram o limite crítico para as concentrações de elementos químicos e HPAs, conforme estabelecido na Resolução CONAMA 454/12. O estudo também apresenta diferentes formas do uso benéfico do material dragado para fins na área de engenharia e agricultura, considerando suas particularidades físico-químicas, como pH e tamanho do grão. Os resultados mostraram que ambas as áreas de estudo são passíveis a remediação dos sedimentos considerados contaminados. Algumas técnicas como a solidificação e estabilização não se mostraram adequadas para todas as áreas, por não eliminarem totalmente os compostos orgânicos e inorgânicos. Entretanto, outras técnicas de remediação podem ser utilizadas em ambas as regiões portuárias, e podem também eliminar os compostos tanto orgânicos como inorgânicos de forma adequada e segura, visando às diversas formas de reutilização benéfica deste material de acordo as suas propriedades físico-químicas. Palavras-chave: sedimento dragado, contaminado, elementos traços, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, Paranaguá, Rio Grandept_BR
dc.description.abstractAbstract: Dredging consists in unclogging, removal or excavation of the background material, and can be done in rivers, seas, bays, lagoons and access channels to ports. As it is considered a potentially polluting work, studies such as Environmental Impact Assessment and environmental monitoring are required to occur the work permit. The disposal of dredged material in water bodies is currently the most used technique, however, if the dredged material is contaminated, there may be the dispersion of these contaminants through resuspension, of different organic and inorganic compounds, damaging the local ecosystem. Therefore, the present study analyzed through bibliographic references, the occurrence of polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) contaminants and trace elements present in deposited sediments in the waterfront area of the city of Paranaguá and Rio Grande, as these are considered the largest ports in southern region of Brazil. Aiming to remediation capacity of sediments that exceeded the critical limit for concentrations of chemical elements and PAHs, as established in Resolution CONAMA 454/12. The study presents different forms of the beneficial use of dredged material for engineering and agriculture purpose, given its physical and chemical characteristics such as pH and grain size. The results showed that both study areas are subject to remediation of sediments considered contaminated, and thus can be reused. Some techniques such as solidification and stabilization did not show suitable for all areas, by not completely eliminating organic and inorganic compounds, and therefore are not considered safe for reuse of the deposited material in the areas more contaminated than the critical threshold adopted as safe for array in soil, as the region of the Port of Paranaguá. Keywords: dredged sediment, contaminated, trace elements, polycyclic aromatic hydrocarbons, Paranaguá, Rio Grande.pt_BR
dc.format.extent113f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHidrocarbonetos policiclicos aromaticospt_BR
dc.subjectSedimentospt_BR
dc.titleEventual uso benéfico de materiais dragados contaminados por elementos traços e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos nas áreas de influência portuária do sul do Brasilpt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


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