Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBorges, Sibelipt_BR
dc.contributor.otherCeccatto, Andréa de Paula, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T13:13:22Z
dc.date.available2019-12-20T13:13:22Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55622
dc.descriptionOrientadora : Andréa Ceccattopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho provoca uma análise reflexiva a respeito das intervenções pedagógicas do pedagogo e da escola frente à alunos especiais, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos, livros e artigos. A Inclusão Escolar é um tema bastante instigador, pois não é algo comum e universal no cotidiano social e escolar encontrando-se ainda distante enquanto uma ação natural, eficaz e duradoura. A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências, seus familiares e escolas especializadas na busca de seus direitos e lugar na sociedade. Diante disso, o objetivo, é estudar os aspectos importantes da inclusão escolar destacando a importância do pedagogo no processo da inclusão, analisando os recursos teóricos, metodológicos, verificando também o papel do professor e da escola neste processo. O trabalho, dividido em três capítulos, aborda primeiramente aspectos históricos da deficiência no Brasil, bem como do atendimento das pessoas com deficiência e ainda trata a respeito da inclusão escolar. No segundo capitulo aborda a respeito do pedagogo, sua função, sua formação e suas responsabilidades no meio escolar. No terceiro e último capitulo, foi realizado um estudo acerca do pedagogo e o aluno especial, o seu relacionamento, a forma com que o se relacionam e o papel da escola e do professor no processo de inclusão. Foi possível verificar que os pedagogos estão cientes e comprometidos com a inclusão de pessoas com necessidades especiais e que a ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.titleO papel do pedagogo junto ao aluno portador de necessidades educativas especiaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples