Estratégias de trade marketing na indústria alimentar no Brasil : estudo de caso da Bauducco
Resumo
Resumo : Este artigo consiste em apresentar o conceito de uma atividade relativamente nova no Brasil, porém com a eficácia de se lograr alcançar o aumento nas vendas e satisfação do cliente final: o Trade Marketing. É uma atividade que consiste no aperfeiçoamento da comunicação entre os fabricantes e os varejistas a fim de melhor satisfazer o consumidor final, visto que este último está em contato direto com o varejista. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de fundamentar o conceito de trade marketing, varejo e empresa familiar. A análise de dados utilizada foi o estudo de caso em razão de que o objeto de estudo deste foi uma indústria de fundação e administração familiar que logrou alcançar destaque nacional e se consolidou no segmento alimentar, considerando as estratégias e ferramentas de trade marketing utilizadas junto aos clientes varejistas ano de 2016. A empresa estudada é líder mundial em fabricação de produtos forneados, porém o presente estudo se limitou ao panetone visto que continua sendo o líder em vendas da empresa. Concluiu-se, de maneira conceitual e crítica que o estreitamento das relações entre os fabricantes diretamente com os clientes varejistas através das estratégias de trade marketing facilitando o objetivo comum que é a satisfação do consumidor final.