Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosalin, Mariliz Cristianept_BR
dc.contributor.otherBarbosa, Aparecida Reis, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T11:40:14Z
dc.date.available2020-02-11T11:40:14Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55604
dc.descriptionOrientadora : Aparecida Barbosapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem como objetivo analisar o papel do Coordenador Pedagógico enquanto agente articulador da Formação Continuada dos professores que atuam nas séries iniciais na rede Municipal de Matinhos. A pesquisa tem como objeto de estudo a ação do coordenador Pedagógico no Programa de Formação Continuada da SMEEC (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Matinhos). A Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que cresce significativamente no Brasil, para tal a figura do Coordenador Pedagógico é vista como mediador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O estudo teve o embasamento teórico de Libâneo (2001), Vasconcellos (2013), Oliveira (2013), Saviane (2002), Waldmann e Schnetzler (2007), Nóvoa (1992) e outros. A metodologia teve o estudo exploratório e a pesquisa qualitativa, por meio de questionários respondidos pelos professores das séries iniciais, coordenadores pedagógicos e equipe pedagógica da SMEEC de Matinhos. Contudo, o artigo evidencia a forma como o Coordenador Pedagógico participa da elaboração do processo de Formação Continuada de Professores e assim passa a contribuir na prática pedagógica dos docentes e desta forma proporcionar ao professor uma reflexão acerca da sua rotina pedagógica, levando-o a agir de maneira diferente da habitual, atuando em seu trabalho com maior qualificação, o que resultará na melhoria do ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.titleAtuação do coordenador pedagógico nos processos de formação continuada nas séries iniciais da rede municipal de Matinhospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples