Atuação do coordenador pedagógico nos processos de formação continuada nas séries iniciais da rede municipal de Matinhos
Resumo
Resumo : Este artigo tem como objetivo analisar o papel do Coordenador Pedagógico enquanto agente articulador da Formação Continuada dos professores que atuam nas séries iniciais na rede Municipal de Matinhos. A pesquisa tem como objeto de estudo a ação do coordenador Pedagógico no Programa de Formação Continuada da SMEEC (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Matinhos). A Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que cresce significativamente no Brasil, para tal a figura do Coordenador Pedagógico é vista como mediador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O estudo teve o embasamento teórico de Libâneo (2001), Vasconcellos (2013), Oliveira (2013), Saviane (2002), Waldmann e Schnetzler (2007), Nóvoa (1992) e outros. A metodologia teve o estudo exploratório e a pesquisa qualitativa, por meio de questionários respondidos pelos professores das séries iniciais, coordenadores pedagógicos e equipe pedagógica da SMEEC de Matinhos. Contudo, o artigo evidencia a forma como o Coordenador Pedagógico participa da elaboração do processo de Formação Continuada de Professores e assim passa a contribuir na prática pedagógica dos docentes e desta forma proporcionar ao professor uma reflexão acerca da sua rotina pedagógica, levando-o a agir de maneira diferente da habitual, atuando em seu trabalho com maior qualificação, o que resultará na melhoria do ensino-aprendizagem.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]