dc.contributor.author | Tomen, Joice | pt_BR |
dc.contributor.other | Lopes, Jandicleide Evangelista | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T18:59:36Z | |
dc.date.available | 2019-11-21T18:59:36Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/55591 | |
dc.description | Orientadora : Jandicleide Evangelista Lopes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo objetivou discorrer sobre a indisciplina no ambiente escolar. Sabe-se que atualmente um dos maiores desafios da educação repousa na falta de limites de muitos educandos, o que interfere no processo de aprendizagem, aliado ao desarmamento dos professores e gestores frente a essa situação. Considera-se que o aspecto comportamental traduz uma realidade social, sendo possível que as manifestações de indisciplina possam ser enfrentadas pedagogicamente e com êxito, dependendo da postura e visão dos educadores. Educar para a vida requer transformar as diferentes dimensões dos obstáculos educacionais em matéria prima da educação rumo a consecução da cidadania. Este estudo se justifica, assim, em compreender a indisciplina e os fatores que a motivam, bem como a atuação dos educadores neste contexto. A metodologia de pesquisa aplicada foi a revisão bibliográfica, analisando as contribuições de diferentes autores que discorrem sobre o tema em questão, tendo por base artigos científicos. Ao término, constatou-se que o problema existente em relação ao tema proposto, é que o mesmo a princípio é resultante do convívio familiar, no qual não lhes é informado a existência de normas de disciplina, assim sendo, acabam por estender a falta de limites que resulta em indisciplina para fora do âmbito familiar, ou seja, para a escola e conjuntamente o convívio social. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | A indisciplina no âmbito escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |