Como os fatores situacionais interferem no processo de tomada de decisão do consumidor de cosméticos
Resumo
Resumo : Em 2016, o mercado brasileiro de Beauty and Personal Care cresceu apenas 4,8%. Esse pequeno crescimento ocorreu devido ao reajuste de preços, o que contribuiu para o declínio das vendas no ano. Além disso, a macroeconomia brasileira teve forte influência nesse resultado, com o aumento das taxas de desemprego, alta inflação, além de crises econômicas e políticas. A consequência desse cenário foi a diminuição do poder de compra dos consumidores. Para fazer uma análise relacionada à influência dos fatores situacionais no processo de tomada de decisão dos consumidores de cosméticos foram estudadas as teorias relacionadas ao comportamento de compra do consumidor e o seu processo de tomada de decisão. Além disso, houve uma exploração da teoria relacionada aos fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor. Para a obtenção de resultados mais aprofundados foi realizada uma pesquisa mercadológica, por meio de um levantamento: o focus group. Foram feitas duas sessões dos grupos focais com mulheres entre 19 e 29 anos, residentes em Curitiba-PR. Analisando os dados gerados, conclui-se que a compra por impulso é mais fácil de acontecer para os produtos da categoria de maquiagens, por serem produtos mais baratos e utilizados com mais frequência. Além disso, a compra realizada por mulheres, principal público desse segmento, está muito atrelada à autoestima e estado de espírito no momento da compra. Outro fator influenciador é a possibilidade de experimentação no local de compra.