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dc.contributor.advisorKorelo, José Carlos, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Jairo Pablo Alves dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-04T20:30:49Z
dc.date.available2021-05-04T20:30:49Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55584
dc.descriptionOrientador : José Carlos Korelopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Pequenas empresas raramente usam ferramentas de planejamento em seus sistemas de gestão, em especial aplicadas ao lançamento de novos produtos. Este é um dos fatores responsáveis pela sua alta taxa de mortalidade. Entre as barreiras para o uso de metodologias administrativas consagradas por esta classe de empresários inclui-se a falta de recursos para custear pesquisas de mercado. Contudo, estas pesquisas constituem-se elementos essenciais para a melhoria da efetividade do lançamento de novos produtos. O presente trabalho apresenta o planejamento de marketing de um produto caracterizado como inovação radical, destinado ao público infantil, no ambiente de uma microempresa. Fazendo uso de métodos como observação, análise documental de fontes de acesso gratuito e análise de contexto aplicada a pesquisas qualitativas, demonstrou-se a viabilidade do levantamento de dados para o planejamento de marketing sem incorrer nos custos de contratação de serviços de pesquisa de empresas especializadas, os quais podem ser suportados quase que exclusivamente pelo orçamento de grandes empresas. A partir dos dados, foram extraídas informações, por meio de análise SWOT, design thinking e QFD. As mesmas foram utilizadas como base para o projeto e desenvolvimento de um produto inovador, bem como no planejamento estratégico e tático de seu lançamento no mercado. Este trabalho serve de orientativo para pequenos empresários bem como profissionais de unidades de negócios de marketing de médias e grandes empresas industriais que tenham diante de si a tarefa de inovar com baixo custo. Também pode servir de base para estudos mais aprofundados sobre o tema.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (88 p.) : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas - Marketingpt_BR
dc.subjectCrianças como consumidoraspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titlePlano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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