dc.contributor.advisor | Korelo, José Carlos, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Jairo Pablo Alves de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-04T20:30:49Z | |
dc.date.available | 2021-05-04T20:30:49Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/55584 | |
dc.description | Orientador : José Carlos Korelo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Pequenas empresas raramente usam ferramentas de planejamento em
seus sistemas de gestão, em especial aplicadas ao lançamento de novos
produtos. Este é um dos fatores responsáveis pela sua alta taxa de
mortalidade. Entre as barreiras para o uso de metodologias administrativas
consagradas por esta classe de empresários inclui-se a falta de recursos para
custear pesquisas de mercado. Contudo, estas pesquisas constituem-se
elementos essenciais para a melhoria da efetividade do lançamento de novos
produtos. O presente trabalho apresenta o planejamento de marketing de um
produto caracterizado como inovação radical, destinado ao público infantil, no
ambiente de uma microempresa. Fazendo uso de métodos como observação,
análise documental de fontes de acesso gratuito e análise de contexto aplicada
a pesquisas qualitativas, demonstrou-se a viabilidade do levantamento de
dados para o planejamento de marketing sem incorrer nos custos de
contratação de serviços de pesquisa de empresas especializadas, os quais
podem ser suportados quase que exclusivamente pelo orçamento de grandes
empresas. A partir dos dados, foram extraídas informações, por meio de
análise SWOT, design thinking e QFD. As mesmas foram utilizadas como base
para o projeto e desenvolvimento de um produto inovador, bem como no
planejamento estratégico e tático de seu lançamento no mercado. Este trabalho
serve de orientativo para pequenos empresários bem como profissionais de
unidades de negócios de marketing de médias e grandes empresas industriais
que tenham diante de si a tarefa de inovar com baixo custo. Também pode
servir de base para estudos mais aprofundados sobre o tema. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (88 p.) : il., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pequenas e médias empresas - Marketing | pt_BR |
dc.subject | Crianças como consumidoras | pt_BR |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.title | Plano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresa | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |