Síndrome de Burnout, uma reflexão sobre possíveis causas do adoecimento docente
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Kazeker, Elaine Cristina Marcondes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento na literatura sobre a Síndrome de Burnout, seu conceito, além de uma reflexão sobre as possíveis causas do adoecimento docente, consequências e tratamento. Realizou-se uma revisão bibliográfica exploratória, na base de dados Scielo, bem como em livros, revistas e teses. O estudo parte da observação de que esta questão vem atingindo com maior freqüência os(as) professores (as) do município de Porto Amazonas, que enfrentam situações de comprometimento e desmotivação com o trabalho escolar. Isto acaba por acarretar problemas de saúde e afastamento temporário (ou até definitivo) do trabalho. Deste modo, buscando maiores informações sobre a Síndrome de Burnout, foi possível, ao aprofundar o estudo, compreender com maior clareza as situações enfrentadas por estes profissionais em sala de aula. Além disso, o estudo em questão pretende contribuir para que estes profissionais busquem, através das informações, o tratamento adequado. Tratamento que deve ser a partir de um diagnóstico profissional, evitando assim, um problema de saúde sério e que pode se tornar crônico; e entraves que possam prejudicar o desenvolvimento do trabalho pedagógico com os estudantes. Tais cuidados, talvez, possam preservar a saúde do profissional e possibilitar que ele mantenha uma relação mais consciente e humanizada com o trabalho.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]