dc.contributor.author | Santos, Andréa Cristina dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Cruz, Fabiana Thomé da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T16:10:34Z | |
dc.date.available | 2020-01-08T16:10:34Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/55526 | |
dc.description | Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A inclusão escolar é ainda um grande desafio da Educação. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista fazem parte desse público que chega às escolas em grande número. Os professores ainda se sentem despreparados para receber esses alunos, pois muitos não possuem nenhum tipo de formação específica na área e com isso há grande dificuldade em adaptar os materiais e conteúdos. A experiência aqui narrada é parte da intervenção pedagógica realizada com duas crianças, a partir de três anos de idade até nove anos, que exigiram uma variedade de recursos e estratégias pedagógicas. Como recursos, os materiais foram desenvolvidos de maneira que proporcionassem o desenvolvimento das habilidades em diversas áreas, com a finalidade de atraílas para a situação de aprendizado através do visual, estimular a manipulação de diversos materiais, recriando possiblidades. As estratégias de ensino utilizadas foram: ensino estruturado com minimização de estímulos excessivos, atividades do programa TEACCH (Tratamento e Educação para Crianças e Autistas com Problemas relacionados a Comunicação) e atividades de Integração Sensorial. A otimização pedagógica feita de maneira individual por um profissional qualificado tem sido uma opção que apresenta bons resultados. Embora ainda apresentem diferenças na comunicação e na socialização, o processo escolar dessas crianças está sendo possível em escolas do ensino regular, demonstrando que a inclusão é possível quando pais, escola e criança são preparados para esse desafio. | pt_BR |
dc.format.extent | 2016 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Refletindo sobre o trabalho de otimização pedagógica em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo - TEA | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |