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dc.contributor.authorGomes, Ewerton Lemospt_BR
dc.contributor.otherMassukado-Nakatani, Marcia Shizuept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-10T19:39:33Z
dc.date.available2018-12-10T19:39:33Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55447
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia S. M. Nakatanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 09/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 173-184pt_BR
dc.description.abstractResumo: Ao se considerar que a comunicação permeia grande parte das relações humanas, seria errôneo afirmar que ela não influencia o turismo e suas demais atividades. Com o avanço das tecnologias da informação e a hipermodernidade em que vivemos, compreender o fenômeno comunicacional e todas as suas vertentes parece um desafio impossível. No entanto, a fim de simplificar esse entendimento, e compreender esse fenômeno sob a ótica do turismo, vamos nos ater apenas a comunicação turística. Essa 'vertente' da comunicação é cercada por muitos conceitos e teorias, no entanto, o que é a comunicação turística? O que define esse conceito que é tão difundido (por vezes, de forma equivocada)? Ao debruçar-se sobre o modelo proposto por Valls (1996), nota-se que a comunicação turística é um processo intricado, que envolve subjetivação, emissão, recepção, canal e marca. É nesse último elemento que concentramos nossos esforços a fim de entender de fato o que é a comunicação turística. Como forma de acessar os limiares da comunicação turística, procuramos aportes teóricos na semiótica, na comunicação e na publicidade, áreas de conhecimento que estão próximas ao turismo e que são de grande valia para nossas pesquisas. Sendo assim, efetuou-se uma pesquisa de caráter misto (qualitativo e quantitativo), de caráter exploratório com o objetivo de compreender o processo de comunicação turística por meio da análise do potencial comunicativo das marcas, procurando elucidar quais os elementos teóricosconceituais que fazem parte da comunicação turística. A coleta de dados foi feita através de uma triangulação de dados envolvendo uma análise semiótica, um focus group e um questionário com perguntas fechadas. Todos estes instrumentos foram baseados na corrente semiótica peirceana, em que cada um desempenhou um papel fundamental para o alcance do objetivo geral desta dissertação. Lembrando que ao se adotar a semiótica como a base metodológica desta pesquisa, não se almejou fazer fechamentos conclusivos ou mesmo gerais, mas sim fazer avançar o conhecimento e ampliar o arcabouço teórico do turismo. Com base nas teorizações e na análise dos dados obtidos, afirma-se que a comunicação turística pode ser compreendida como um processo que ocorre através de uma disputa de sentidos baseada em processos comunicacionais (emissão/recepção) em que a marca desempenha o papel de produtor de sentidos ao emitir uma mensagem. Palavras-chave: turismo; comunicação turística; semiótica; marcas; publicidade e propagandapt_BR
dc.description.abstractAbstract: Considering that communication permeates a large part of human relations, it would be erroneous to say that it does not influence tourism and its other activities. With the advancement of information technologies and the hypermodernity in which we live, understanding the communicational phenomenon and all its aspects seems an impossible challenge. However, in order to simplify this understanding, and to understand this phenomenon from the perspective of tourism, we will only focus on tourism communication. This 'strand' of communication is surrounded by many concepts and theories, however, what is tourism communication? What defines this concept that is so widespread (sometimes in the wrong way)? When looking at the model proposed by Valls (1996), it is noticed that the tourism communication is an intricate process, that involves subjectivation, emission, reception, channel and brand. It is in this last element that we concentrate our efforts in order to really understand what tourism communication is. As a way to access the thresholds of tourism communication, we seek theoretical contributions in semiotics, communication and advertising, areas of knowledge that are close to tourism and are of great value for our research. Thus, a research of mixed character (qualitative and quantitative), of exploratory character was carried out with the objective of understanding the process of tourism communication through the analysis of the communicative potential of the brands, seeking to elucidate which theoreticalconceptual elements make part of the tourism communication. Data collection was done through a triangulation of data involving a semiotic analysis, a focus group and a questionnaire with closed questions. All these instruments were based on Peircean semiotic current, each of which played a fundamental role in reaching the general objective of this dissertation. Recalling that when adopting semiotics as the methodological basis of this research, it was not intended to make conclusive or even general closures, but to advance the knowledge and broaden the theoretical framework of tourism. Based on the theorizations and analysis of the obtained data, it is affirmed that the tourism communication can be understood as a process that occurs through a dispute of senses based on communicational processes (emission/reception) in which the brand plays the role of producer of senses when sending a message. Keywords: tourism; tourism communication; semiotics; brands; publicity and advertisingpt_BR
dc.format.extent189 p. : il. (algumas color.), grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Marketingpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleSignos da marca : a comunicação turística sob a perspectiva semióticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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