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dc.contributor.authorGalli, Carolina Casellapt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Jane Mendes, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-15T19:05:33Z
dc.date.available2018-05-15T19:05:33Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/55434
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Jane Mendes Ferreira Fernandespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 22/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.146-154pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender como se constitui o sentido de gestão nas organizações escolares do setor privado de educação básica frente às lógicas institucionais presentes no campo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. O embasamento teórico deste trabalho se deu sobre as perspectivas das lógicas institucionais e da construção de sentido, sensemaking. A pesquisa contou com o uso de dados primários e secundários, pelos quais foram identificados quatro atributos que compõem as lógicas institucionais do campo, os sujeitos da educação; a organização; a legitimidade e a estratégia; e as lógicas que são a lógica de valor, a lógica de mercado e a lógica mercado-educacional. Além disso, essa dissertação defende que a construção de sentido deve ser permanente em campos com lógicas institucionais conflitantes porque isso possibilita a coexistência das lógicas de valor e mercado. Dessa forma, a partir do estudo realizado, percebeu-se que, somente por meio do processo de construção de sentido permanente, é possível que a lógica mercado-educacional se mantenha no campo e que sejam minimizados os conflitos que podem decorrer da coexistência das lógicas de valor e de mercado. Nesse sentido, este trabalho contribui para a teoria de lógicas institucionais por confirmar a coexistência de lógicas divergentes sem que haja necessariamente a ocorrência de conflitos. Também contribui para a perspectiva de sensemaking, porque assume que a construção de sentido deve ser permanente frente às lógicas conflitantes. Ademais, pesquisas futuras podem utilizar as duas perspectivas conjuntamente; podem aprofundar os estudos no campo da educação básica ainda pouco explorado; devem buscar compreender como o processo decisório acontece diante das lógicas presentes no campo; podem expandir os estudos nas redes pública e privada; e também explorar demais contextos caracterizados pela complexidade institucional. Palavras – chave: Lógicas institucionais. Construção de sentido. Educação básica. Setor privado. Campo organizacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation intends to understand how the sense of management in the school organizations of the private sector of basic education is constituted in front of the institutional logics present in the field. For that, a qualitative, descriptive and exploratory research was carried out. The theoretical basis of this work was on the perspectives of institutional logics and the sensemaking. The research relied on the use of primary and secondary data, through which four attributes were identified that make up the institutional logics of the field, the subjects of education; the organization; legitimacy and strategy; and the logic that is the value logic, the market logic and the market-educational logic. Moreover, this dissertation argues that the construction of meaning must be permanent in fields with conflicting institutional logics. Thus, based on the study carried out, it was realized that it is only through the process of permanent sense construction that it is possible that the market-educational logic remains in the field and that the conflicts that may result from the coexistence of the logics of value and market. In this sense, this work contributes to the theory of institutional logics by confirming the coexistence of divergent logics without necessarily having the occurrence of conflicts. It also contributes to the sensemaking perspective, because it assumes that the construction of meaning must be permanent in the face of conflicting logics. In addition, future research can use both perspectives together; can deepen the studies in the field of basic education still little explored; should seek to understand how the decision-making process takes place before the logics present in the field; can expand studies in public and private networks; and also explore other contexts characterized by institutional complexity. Keywords: Institutional logics. Sensemaking. Basic education. Private sector. Organizational field.pt_BR
dc.format.extent158 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas particulares - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectLógica institucionalpt_BR
dc.titleLógicas institucionais e a construção de sentido em organizações escolares da educação básicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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