Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAtaide, Dayse Paulino dept_BR
dc.contributor.otherJordão, Clarissa Menezes, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T20:13:24Z
dc.date.available2019-05-28T20:13:24Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55429
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.100-103pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa está inserida no campo de estudos linguísticos, buscando um intercâmbio nas áreas de educação e literatura para discutir o uso de textos literários nas aulas de língua inglesa em uma turma de Ensino Médio de um colégio estadual de Curitiba. Ademais, esta dissertação analisa alguns entendimentos apresentados pelos alunos e sua professora sobre as funções que os textos literários desempenham no processo de ensino-aprendizagem em inglês, bem como eles eram usados no campo de estudo. A partir dessa análise, desenvolvi um trabalho colaborativo com uma professora concursada de um colégio estadual de Curitiba, em que desenvolvemos uma proposta com o texto literário Shrek, de William Steig (1990), em uma de suas turmas de EM. A fim de responder a esses objetivos, percorri um caminho de cunho etnográfico, no qual os dados gerados foram obtidos a partir de observações das aulas da professora, de questionários aplicados para a professora e seus alunos, das regências em colaboração com a profissional e das entrevistas realizadas ao fim do trimestre letivo. Os dados gerados com os instrumentos foram analisados à luz das teorias que recuperam as concepções de língua e literatura defendidas nesse trabalho. Tal revisão foi necessária para reforçar que língua e literatura não são áreas isoladas do conhecimento, pelo contrário, a literatura é uma construção linguística, conforme discutido ao longo da pesquisa. Palavras-chave: Texto literário. Língua. Inglês. Ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is inserted in the field of Linguistics and discusses the use of literary texts in the English classes of a group of high school students through two other areas of knowledge: Education and Literature. Furthermore, this dissertation analyzes some perceptions of a group of 1st grade-high school students of a public school of Curitiba and their English teacher regarding the roles that literary texts play in the English language teaching-learning process, and how they are used at school. Then, I carried out a collaborative work with an English teacher, in which we developed a didactic proposal with the literary text Shrek, by William Steig (1990), in one of her groups. In order to deal with these objectives, we go through a path based on ethnographic studies, in which the data was engendered from observations of a teacher's practice, questionnaires applied to students and their teacher, from planning and teaching classes in collaboration with this teacher and from interviews conducted at the end of the school year. The mentioned issues were analyzed based on theories which throw light on the assumptions of language and literature presented in this dissertation. This review was needed to demystify the view that language and literature are isolated areas. In fact, literature is a linguistic construction, as discussed in this research. Key-words: Literary text. Language. English. Teaching-learning.pt_BR
dc.format.extent115 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Ensino médiopt_BR
dc.subjectLinguística na literaturapt_BR
dc.titleA Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples