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dc.contributor.advisorSantos, Adriana de Paula Lacerda, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorPalmeira, Eduardo Jordão Santos de Sápt_BR
dc.date.accessioned2024-04-16T17:23:59Z
dc.date.available2024-04-16T17:23:59Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55380
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Adriana de Paula Lacerda Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa : Curitiba, 28/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.112-119pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Tecnologia e Inovação na Linha de Inovação em Projeto, Produtos e Processos, aplicados à Engenharia de Produçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho refere-se à proposta de uma estruturação para o processo de gerenciamento de ideias de produtos para a indústria de linha branca visando a inovação aberta. Para este fim, foi realizada uma pesquisa-ação em um setor de desenvolvimento de produtos inserido em uma empresa deste ramo, comparando a situação de trabalho desta área com modelos de desenvolvimento e de pré-desenvolvimento de produto encontrados na revisão da literatura realizada. Com esta análise, ferramentas e métodos de gerenciamento de ideias foram adaptados e incorporados ao processo de trabalho, em conjunto com os colaboradores do setor. A busca por aprimoramento, por meio da coleta de dados, análise, planejamento e implantação de ações foi realizada três vezes até o fim deste trabalho. A estruturação resultante consistiu de quatro etapas. Iniciou-se com a fase de busca por oportunidades, onde foram estudados os comportamentos e as carências dos consumidores, e documentados em uma base de dados de problemas. Em seguida, a etapa de geração de ideias, realizada por meio de métodos e ferramentas descritos na literatura e arquivados na base de ideias. A terceira etapa foi a de seleção de ideias, adaptada da literatura, com o intuito de categorizar as melhores ideias da base. E por fim, a exploração prática, quando os colaboradores puderam realizar protótipos e testes de forma rápida e simplificada para verificar as ideias escolhidas. Após estas etapas, as ideias geradas foram direcionadas para o seu destino adequado. Todo este processo foi realizado com o apoio ferramentas do método ágil e do Stage-gate process. Além disso, a estruturação resultante para o processo de gerenciamento de ideias do setor considerou a inovação aberta como fator ativo e relevante desta estruturação, característica que foi pouco detalhada pelos modelos de desenvolvimento encontrados na literatura. A estruturação desenvolvida aprimorou o processo criativo de gerenciamento de ideias do setor em pesquisa, tornando-o mais ágil, organizado, e com baixa burocracia, fatores que auxiliaram na motivação dos funcionários. Estes processos, aprimorados por esta pesquisa, resultaram em um maior número de soluções, sendo estas mais próximas e relevantes às necessidades dos usuários.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:The present work refers to the proposal of a structuring for the product ideas management process for the white goods industry, addressing the Open Innovation. To this end, a participatory action research was carried out in a product development sector inserted in a company of this branch, comparing the work situation of this area with models of development and front-end development found in the review of the literature. With this analysis, tools and methods of idea management were adapted and incorporated into the work process, together with the collaborators of the sector. The search for improvement, through data collection, analysis, planning and implementation of actions was performed three times until the end of this work. The resulting structuring consisted of four steps. It began with the search for opportunities phase, where consumers' behaviors and needs are studied, and documented in a problems database. Then, generation of ideas stage, carried out through methods and tools described in the literature and archived in an idea database. The third stage was the selection of ideas, adapted from the literature, in order to categorize the best ideas of the database. And finally, the practical exploration, when employees can carry out prototypes and tests quickly and in a simplified way to verify the ideas chosen. After these steps, the ideas generated were directed to their proper destination. This whole process was performed with the support of the agile method and the Stage-gate process. In addition, the resulting structuring for the industry's idea management process considered open innovation as an active and relevant factor of this method, a feature that was little detailed by the development models found in the literature. The method developed improved the creative process management of ideas in the research sector, making it more agile, organized, and with low bureaucracy, factors that helped to motivate the employees. These processes, improved by this research, have resulted in a greater number of solutions, which are closer and more relevant to users' needs.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectDesigners - Desenvolvimento de produtospt_BR
dc.subjectPesquisa e desenvolvimentopt_BR
dc.titleEstruturação do processo contínuo de gerenciamento de ideias na inovação aberta : pesquisa-ação no setor de desenvolvimento de produtos na linha brancapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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