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dc.contributor.advisorSalgado, Eneida Desiréept_BR
dc.contributor.authorFerraz, Bárbara Silvestrept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direitopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T20:14:11Z
dc.date.available2018-04-13T20:14:11Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/55175
dc.descriptionOrientadora: Eneida Desiree Salgadopt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direitopt_BR
dc.description.abstractResumo: A monografia trata do tema da representação política a partir da análise do recebimento da proposta do Plano Estadual de Educação para o decênio 2015-2025 pelas deputadas paranaenses na Assembleia Legislativa do Paraná, seu trâmite e votação. Há um movimento global para adicionar mulheres aos parlamentos, nesse sentido o presente estudo discute se o aumento do número de mulheres nas legislaturas necessariamente melhora a representação das mulheres e a democratização das instituições. Investiga-se os impactos do "gênero" na tomada de decisões realizada na arena política e seus efeitos na elaboração de normativas heterossexistas para a escola. No que tange em resolver o problema da inclusão nas instiuições democráticas conclui-se pela contraproducência em inscrever garantias àqueles que guardam um conservadorismo potencial. A abordagem queer possibilita pensar a emergência de um projeto de democracia mais plural para a Casa de Leis paranaense.pt_BR
dc.format.extent73 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDireitos das mulherespt_BR
dc.subjectDireitos dos homossexuaispt_BR
dc.titleAnálise do exercício do poder parlamentar pelas mulheres na deliberação do PEE-PR 2015-2025 : uma abordagem queer para tempos de crise democráticapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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