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dc.contributor.authorLisboa, Carolina Langnor e Sousapt_BR
dc.contributor.otherCésar, Maria Rita de Assispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-09T16:34:38Z
dc.date.available2018-05-09T16:34:38Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/55019
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Maria Rita de Assis Césarpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo foi desenvolvido através da proposta de se discutir como o movimento feminista contemporâneo encontra conexões temporais e espaciais no escopo da história do movimento feminista, ao mesmo tempo, este novo feminismo se distancia de algumas das formas anteriores de militância, imprimindo características novas e particulares para a prática feminista. O movimento estudantil feminista universitário tem se articulado nos últimos anos com o intuito de combater a violência de gênero, a homofobia e o racismo dentro das instituições. O questionamento norteador desta pesquisa foi buscar compreender como o movimento estudantil feminista da Universidade Federal do Paraná tem elaborado novas formas de militância para o enfrentamento dessas violências estabelecendo uma performatividade política que impacta o âmbito acadêmico e os espaços onde estes grupos atuam. A partir das narrativas de estudantes participantes de grupos feministas dentro da universidade utilizei o conceito de audiografia, uma geografia da voz, para localizar as aproximações e os espaçamentos destes grupos em relação às ressonâncias e modulações das produções teóricas feministas. Para as análises dos dados obtidos, procurei problematizar as categorias encontradas na pesquisa através dos pensamentos de Michel Foucault, Judith Butler e demais trabalhos pós-estruturalistas, apontando algumas direções possíveis para o debate da violência de gênero nas universidades. Palavras-chave: violência de gênero; feminismo; universidades; novas práticas; performatividade política.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study was developed through the proposal of discussing how the contemporary feminist movement finds temporal and spatial connections within the scope of the history of the feminist movement, at the same time, this new feminism distances itself from some of the previous forms of militancy, printing new and particular characteristics for feminist practice. The university feminist student movement has been articulated in recent years with the aim of combating genderbased violence, homophobia and racism within institutions. The guiding question of this research was to understand how the feminist student movement of the Federal University of Paraná has elaborated new forms of militancy to confront these instances of violence, establishing a political performativity that impacts the academic scope and the spaces where these groups act on. From the narratives of students participating in feminist groups within the university I used the concept of audiography, geography of voice, to locate the approximations and separations of these groups in relation to the resonances and modulations of the feminist theoretical productions. For the analysis of the data obtained, I aimed to problematize the categories found in the research based on the thoughts of Michel Foucault, Judith Butler and other poststructuralist works, pointing out some possible directions for the debate of gender-based violence in universities. Key-words: gender-based violence; feminism; universities; new practices; political performativity.pt_BR
dc.format.extent128 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paraná - Históriapt_BR
dc.titleNovos feminismos : perspectivas sobre o movimento estudantil feminista na Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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