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dc.contributor.authorMurad, Assed Eliaspt_BR
dc.contributor.otherPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integralpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-20T00:06:35Z
dc.date.available2018-04-20T00:06:35Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/54951
dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixept_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Auditoria Integralpt_BR
dc.description.abstractResumo: Com a entrada da economia no mercado mundial, que levou à criação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP), qualidade ocupou o cenário produtivo nacional. Conseqüentemente um sistema de certificação, comandado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o lnmetro, implantou-se neste novo ambiente. Para a construção civil, esta certificação, embora gradual, vem sendo incentivada e exigida das construtoras. O objetivo deste trabalho é criar um sistema de informação na gestão da conformidade para este programa. Especificamente objetiva-se um uso gerencial de informações que além de atender o programa, é ferramenta indispensável para a tão desejada melhoria continua. Terminado o período definitório dos últimos 50 anos, qualidade e conformidade, hoje são entes separados, compreendidos cada qual por si. Qualidade de um produto, processo ou serviço é entendida no âmbito de seu grau de conformidade ao atendimento às regras da consecução daquele. Ao termo qualidade foi adicionado uma outra graduação avaliável, dependente da aceitação e utilidade desses produtos, processos e serviços, isto é, a recepção por quem por eles necessite ou deseje. Estas regras da conformidade devem satisfazer os desejos e ou necessidades dos consumidores, mas obrigam a maneira de se produzir. Qualidade é ente componente de qualquer produto, processo ou serviço, mas é o atendimento às regras que gera a conformidade, e estas regras são aferidas pela satisfação do consumidor final originando a competitividade. Daí se dizer que necessidade e satisfação determinam regras de produtos, processos ou serviços com a qualidade suficiente que as atenda. A conformidade resta na avaliação do atendimento à estas regras que precedem o processo produtivo. Desenvolvido com base atual da cultura de certificação da qualidade, este trabalho utilizou-se de algumas publicações e material disponível via internet de entidades relacionadas com a construção civil. Com objetivos iniciais da gestão das informações que levam tais produtos, processos e serviços à conformidade, o trabalho apresentou um outro fruto. Ampliando-se o conceito de regras para leis, códigos, regulamentos, definições, conceitos, significados, convenções, normas, estatutos, contratos, procedimentos, instruções, etc. verificou-se que sendo tal sistema criado, guardião destas regras, com poderes para promulgar, divulgar, implantar, aferir e avaliar sua aplicabilidade e aplicação, tornou-se um registro histórico do sistema empresarial, é instrumento de auditoria constante que se liga diretamente à alta administração, o que lhe conferiu um poder ilimitado para obter um resultado de gestão louvável. Pode também este sistema absorver tarefas que se encontram espalhadas pelo sistema empresapt_BR
dc.format.extent55 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.titleContribuição para criar um sistema de informação na gestão da conformidade aplicada ao programa brasileiro da qualidade e produtividade no habitatpt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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