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dc.contributor.authorVale, Hamilcar Vaz dopt_BR
dc.contributor.otherMay, Marcia Ramos, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-08T21:28:44Z
dc.date.available2018-05-08T21:28:44Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/54916
dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Márcia Ramos Maypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 26/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractRESUMO :Este trabalho busca estudar a relação entre indicadores de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com modelos de negócios e os valores que suportam a escolha e decisão de projetos de P&D&I. Ao longo do estudo, foi identificado que as empresas cujo modelo de negócio depende de P&D&I, apresentam um novo fenômeno de valor, que trata da busca por autonomia sobre capacidades de transformar recursos. O problema de pesquisa é definido: Como indicadores de avaliação de P&D&I materializam diferentes propriedades da configuração dos modelos de negócio e a emergência do valor no processo de escolha ou decisão? A estrutura metodológica parte de métodos mistos, com uma primeira fase fazendo um levantamento que identifique o perfil empresarial. Em uma segunda etapa, foram buscados quatro casos, duas empresas que atuam com inovação no segmento de indústria de base e duas empresas que atuam no seguimento de tecnologia. A escolha das empresas foi referenciada a partir dos dados segmentados do levantamento. Foi realizada a análise de conteúdo das narrativas dos gestores por meio de um questionário semi-estruturado, que permitiu relacionar argumentos e interpretações quanto à forma que se desenvolve os indicadores de P&D&I, modelos de negócios e valores. A contribuição teórica deste trabalho será tratar sobre os efeitos da prospecção de recursos. Como também se verificou que a avaliação de projetos de P&D&I se dá pela avaliação de design e sua capacidade de absorção pelo modelo de negócio. Por fim, foi identificado um novo fenômeno em relação aos valores que resultam dos modelos de negócios ativos em inovação. Os indícios encontrados sustentam que esse valor apresenta desarmonia com o princípio econômico da Utilidade. Palavras-chave: Modelo de negócio. Utilidade. Indicadores. Design. P&D&I.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT : This work seeks to study the relationship between research, development and innovation indicators, with business models and the values that support the choice and decision of R & D & I projects. Throughout the study, it was identified that companies whose business model depends on R & D & I, present a new phenomenon of value, which deals with the quest for autonomy over capacities to transform resources. The research problem is defined: How do R & D & I evaluation indicators materialize different properties of the configuration of business models and the emergence of value in the process of choice or decision? The methodological structure starts from mixed methods, with a first phase making a survey that identifies the business profile. In a second stage, four cases were searched, two companies that act with innovation in the segment of basic industry and two companies that act in the follow-up of technology. The choice of companies was referenced from the survey data. The content analysis of managers' narratives was carried out through a semi-structured questionnaire, which allowed to relate arguments and interpretations regarding the way in which R & D & I indicators, business models and values are developed. The theoretical contribution of this work will be on the effects of resource exploration. As it was also verified that the evaluation of R & D & I projects is due to the evaluation of design and its capacity of absorption by the business model. Finally, a new phenomenon was identified in relation to the values that result from the active business models in innovation. The evidence suggests that this value is disharmonious with the economic principle of utility. Keywords: Business Model. Utility. Indicators. Design. R&D&I.pt_BR
dc.format.extent156 p. : il. (algumas color.), grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProjetos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão de negociospt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.titleIndicadores de inovação e modelos de negócios : implicações na criação de valorpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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