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dc.contributor.advisorPinto, José Simão de Paula, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorFoit, Antonio José Hablept_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T14:51:13Z
dc.date.available2024-03-01T14:51:13Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54866
dc.descriptionOrientador : José Simão de Paula Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Desde os primórdios, as pessoas sentem a necessidade de conhecer a opinião de outras pessoas sobre alguns assunto, a fim de melhorar as chances de uma assertiva tomada de decisão. Nos dias atuais, estas opiniões estão cada vez mais acessíveis, de modo que é possível encontrá-las em publicações em diversas redes sociais. As redes sociais possibilitam que as pessoas se identifiquem com grupos e se sintam livres para compartilhar opiniões sobre produtos, serviços, empresas ou até mesmo uma tendência, como é o caso do Bitcoin. No entanto, por serem muito difundidas e acessadas, acabam gerando uma grande quantidade de registros, inviabilizando o entendimento manual desses dados, sendo necessárias técnicas automatizadas para realizar tal processo. O nome atribuído para tal processo é análise de sentimento ou mineração de opinião, o qual é utilizado para classificar as opiniões em positivas, negativas ou neutras. Uma vez classificadas, é possível entender de maneira geral qual o sentimento sobre tal assunto e este tipo de análise pode ser fundamental no processo de decisão. Este trabalho apresenta uma maneira simples e acessível para realizar a mineração de opiniões no Twitter, sendo mostrado as etapas de coleta e tratamento dos dados até a aplicação da ferramenta Semantria para a análise dos mesmos. O principal objetivo se concentra em encontrar as dificuldades e facilidades na realização deste processo. Uma das dificuldades encontradas é a capacidade da ferramenta em tratar gírias, ironias e abreviações, os quais são muito comuns em redes sociais. Como facilidades podemos observar a disponibilidades de APIs para a coleta de informações das redes sociais e uma ampla quantidade de tutoriais que exemplificam como utilizar a ferramenta escolhida neste projeto.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTwitter (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectOpinião publicapt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.titleDescrição do processo de análise de opiniões no twitter : bitcoin no cenário brasileiropt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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