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dc.contributor.authorBento, Thais Simeoni Pirezpt_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T17:08:04Z
dc.date.available2019-11-25T17:08:04Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54838
dc.descriptionOrientadora : Adriana Telez de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo de conclusão de curso tem como tema "A Rotatividade do professor e a implicação na formação continuada e no trabalho colaborativo". Sua problemática surgiu sobre a dificuldade do coordenador pedagógico em consolidar durante o ano letivo suas orientações, quanto o trabalho pedagógico, o processo de aprendizagem, o vínculo afetivo entre professor-aluno, a troca de experiências e materiais entre professores. O objetivo principal pretende identificar como a Rotatividade de Professores prejudica o andamento da formação continuada, o trabalho colaborativo e a qualidade no ensino-aprendizagem dos alunos destes profissionais, os objetivos específicos serão apresentar a importância da formação continuada, a qual é a principal função do coordenador pedagógico, bem como o desenvolvimento e as contribuições do trabalho colaborativo, exibir como a rotatividade implica na prática docente por meio de leituras de autores que como: Vygotsky (1989), Araújo (2004), Daniels (2004), entre outros que defendem o trabalho coletivo, o trabalho em grupo e a troca de experiências entre os indivíduos, bem como autores como Duarte (2009), Biase (2009), Ferreira (2007), que nos apresentam os problemas, causas e consequências da Rotatividade nos ambientes escolares. E refletir as leituras realizadas, sobre a formação continuada e as implicações sobre a rotatividade, com o intuito de oferecer estratégias, que possam amenizar um pouco essa problemática tão presente nas instituições escolares. Por meio de uma metodologia com base em análise de literaturas produzidas nessa área, o presente trabalho destaca a Formação Continuada Coletiva como um instrumento, que pode contribuir para amenizar os danos causados pela rotatividade na ruptura do trabalho de um professor para o outro.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Educação permanentept_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleA rotatividade de professores e a implicabilidade no trabalho colaborativopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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