• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Coordenador pedagógico : sua participação na construção e mediação da proposta curricular da Escola Estadual Cecília Meireles - ensino fundamental II

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - SILVANA SILVA ROLDAM MATEUS.pdf (600.3Kb)
    Date
    2016
    Author
    Mateus, Silvana Silva Roldam
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Orientadores educacionais
    Currículos
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : O coordenador pedagógico no espaço escolar tem como atribuição a mediação da ação educativa, a articulação entre a teoria e a prática, materializada na sala de aula, na relação professor aluno e conhecimento. O presente artigo tem como objetivo investigar a atribuição do coordenador pedagógico na construção e mediação da proposta curricular. Assume-se como hipótese que a descaracterização do trabalho deste profissional interfere na finalidade social da escola e, sobretudo, converge para a não ocupação do tempo e espaço por atividades de natureza especificamente educativa. Acredita-se que o cerne da coordenação pedagógica articula-se com o objetivo principal da escola, ou seja, o ensino e a aprendizagem dos conteúdos pertencentes ao legado científico da humanidade. Trata-se da transposição dos conteúdos curriculares mediante metodologias e situações didáticas capazes de assegurar a aprendizagem e desenvolvimento elaborado dos educandos. Na escola de atuação a mediação pedagógica ocorre de forma fragmentada e mesmo assistemática, reconhece-se que os problemas são inúmeros, contudo, percebe-se arraigada a concepção de que a atribuição do coordenador pedagógico consiste em resolver problemas pontuais: indisciplina, substituição de professores, fiscalização do uso do uniforme e encaminhamento de situações conflituosas. A partir dos pressupostos teóricos apresentados por estudiosos respeitado no assunto, a exemplo, Saviani (1985), Libâneo (2000) e Placo (2007), conclui-se que o desvio do trabalho da coordenação pedagógica repercute de forma incisiva no descumprimento da função basilar da escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54804
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV