dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Bastos, Rosângela Carvalho Pereira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T18:27:59Z | |
dc.date.available | 2019-11-21T18:27:59Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54791 | |
dc.description | Orientador : Ademir Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente artigo aborda a percepção dos estudos contemporâneos para a questão da indisciplina escolar, principalmente em escolas de tempo integral. Tem por objetivo geral: levantar o conceito dado por estudiosos para indisciplina. E, por objetivos específicos: destacar aspectos sobre comportamento indisciplinado e comportamento hiperativo, desatento e impulsivo; levantar que condutas tem sido adotadas para lidar com a indisciplina. Justifica-se, uma vez que a indisciplina tem sido apontada por professores e profissionais da educação como obstáculo para o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de pesquisa por referencial bibliográfico, qualitativa, descritiva, que dispõe os dados, fatos e argumentos dedutivamente, sem discuti-los. Alcança como resultados: que apenas um estudo aborda a questão da indisciplina em escola de tempo integral, destacando aliás que, é talvez em virtude da relação entre faixa etária da criança inserida na escola e do tempo que esta fica no ambiente escolar um dos aspectos causadores do comportamento desatento, indisciplinado. Há ainda estudos que destacam que, na atualidade, tem ocorrido uma patologização e medicalização dos alunos que apresentam comportamento diverso ao esperado pelo professor como resposta à aula. Os demais achados apontam para a concepção dos professores sobre as causas da indisciplina sendo esta um obstáculo poderoso para o ensino e para a aprendizagem. Contudo, somente um estudo realizou pesquisa quantitativa apontando percentuais sobre as causas do comportamento indisciplinado. Na maioria, os estudos foram efetivados por pedagogos enfatizando a visão do que dificulta o ensino. Nenhum estudo propôs-se a verificar a visão dos alunos sobre o contexto escolar, sobre sua conduta, sobre como eles percebem a indisciplina. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.title | A indisciplina na escola de tempo integral : conceitos, aspectos e posturas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |