Show simple item record

dc.contributor.authorKavalkeviski, Rosana Onesko de Paulapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Janice Mendes dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-09T12:14:35Z
dc.date.available2019-12-09T12:14:35Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54785
dc.descriptionOrientadora : Msc. Janice Mendes da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Diante da necessidade da formação de professores reflexivos e pesquisadores da própria prática, este trabalho surge a fim de pesquisar de que maneira os professores realizam esta reflexão e como isto modifica a sua prática pedagógica. O professor reflexivo e pesquisador é aquele que consegue olhar para si e para as suas ações com uma visão crítica. A partir desta reflexão, consegue estabelecer alternativas para agir de forma a aprimorar a sua prática docente. Como objetivos desta pesquisa destacamos: a) evidenciar a relevância da formação de professores reflexivos e pesquisadores; b) perceber se a reflexão está presente na atuação dos professores; c) identificar se os professores buscam uma formação contínua e constante por meio de pesquisas com base em sua prática. Para que fosse possível atingir os objetivos citados, realizou-se uma abordagem qualitativa sobre questões aplicadas em forma de questionários à professores da rede de ensino do município de Ponta Grossa. Após a categorização dos dados e as análises dos dados obtidos, conclui-se que os professores estão buscando, cada vez mais, realizar a reflexão de sua prática e que através de pesquisas diversificadas, mesmo que rotineiras por meio da internet e livros didáticos, procuram modificar e melhorar a sua prática sempre que necessário. Foi possível observar que todos os professores pesquisados conhecem a relevância de refletir a sua prática, pensando no desenvolvimento do aluno e num processo de ensino aprendizagem mais eficaz. Destacamos também a importância de que este processo de reflexão e pesquisa sejam contínuos e não apenas nos anos iniciais da carreira docente. Independentemente da experiência do professor, sua pesquisa e reflexão não podem parar, só assim o ensino estará em constante desenvolvimento, a fim de melhorar a qualidade da educação.pt_BR
dc.format.extent30 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Educação permanentept_BR
dc.titleFormação de professores reflexivos e pesquisadorespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record