dc.contributor.author | Kavalkeviski, Rosana Onesko de Paula | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Janice Mendes da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T12:14:35Z | |
dc.date.available | 2019-12-09T12:14:35Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54785 | |
dc.description | Orientadora : Msc. Janice Mendes da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Diante da necessidade da formação de professores reflexivos e pesquisadores da própria prática, este trabalho surge a fim de pesquisar de que maneira os professores realizam esta reflexão e como isto modifica a sua prática pedagógica. O professor reflexivo e pesquisador é aquele que consegue olhar para si e para as suas ações com uma visão crítica. A partir desta reflexão, consegue estabelecer alternativas para agir de forma a aprimorar a sua prática docente. Como objetivos desta pesquisa destacamos: a) evidenciar a relevância da formação de professores reflexivos e pesquisadores; b) perceber se a reflexão está presente na atuação dos professores; c) identificar se os professores buscam uma formação contínua e constante por meio de pesquisas com base em sua prática. Para que fosse possível atingir os objetivos citados, realizou-se uma abordagem qualitativa sobre questões aplicadas em forma de questionários à professores da rede de ensino do município de Ponta Grossa. Após a categorização dos dados e as análises dos dados obtidos, conclui-se que os professores estão buscando, cada vez mais, realizar a reflexão de sua prática e que através de pesquisas diversificadas, mesmo que rotineiras por meio da internet e livros didáticos, procuram modificar e melhorar a sua prática sempre que necessário. Foi possível observar que todos os professores pesquisados conhecem a relevância de refletir a sua prática, pensando no desenvolvimento do aluno e num processo de ensino aprendizagem mais eficaz. Destacamos também a importância de que este processo de reflexão e pesquisa sejam contínuos e não apenas nos anos iniciais da carreira docente. Independentemente da experiência do professor, sua pesquisa e reflexão não podem parar, só assim o ensino estará em constante desenvolvimento, a fim de melhorar a qualidade da educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação permanente | pt_BR |
dc.title | Formação de professores reflexivos e pesquisadores | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |