dc.contributor.author | Correia, Maria Vani Lopatko | pt_BR |
dc.contributor.other | Salles, Liliane Schenfelder | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T16:56:42Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T16:56:42Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54763 | |
dc.description | Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem como temática a percepção dos professores em relação à formação continuada, cujo desenvolvimento foi através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas aos professores de uma escola municipal de Ponta Grossa, que objetivou captar a percepção dos professores sobre a formação continuada que recebem, bem como buscou intencionalmente mostrar o quanto é importante a capacitação para professores, pois enriquece o trabalho pedagógico em sala de aula, bem como proporciona crescimento pessoal e profissional. A pesquisa apresenta em sua fundamentação teórica, autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, Celso Vasconcelos entre outros, os quais compartilham a importância da formação continuada e destacam também o papel de mediação que o coordenador pedagógico possui em todo processo educacional. Durante a análise dos dados observou-se que a formação continuada recebida, apresenta pouca contribuição na prática destes professores e demonstrou também aspectos negativos e positivos percebidos nas formações oferecidas. O artigo ressalta a importância da formação continuada e evidencia a necessidade dos coordenadores pedagógicos incentivarem os professores, conduzindo-os a um processo de contínua busca da formação, vista como um processo, que se constrói ao longo de toda vida profissional, só assim enriquecendo sua prática, propiciando mudanças e melhoria na qualidade do ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Supervisão escolar | pt_BR |
dc.title | Percepção dos professores em relação à formação continuada | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |